Jornadas da Juventude prosseguem esta semana
Temas como o amor e a amizade na adolescência, o bullying e a violência no namoro, serão objeto de debate nas Jornadas da Juventude, a decorrer esta semana nas Caldas da Rainha. Teatro e o desafio “Aventura Urbana” integram ainda o programa previsto para os próximos dias. As Jornadas da Juventude integram um programa mais vasto de eventos – Semana da Juventude das Caldas da Rainha - promovida pelo Centro da Juventude, com o objetivo de constituir um espaço e um momento importante de debate acerca de algumas das muitas questões que interessam aos jovens, no qual estes possam intervir, dando a conhecer o seu ponto de vista, as suas dúvidas e as sugestões relativamente às matérias em discussão. O primeiro painel da semana é dedicado ao voluntariado, concretamente o trabalho desenvolvido por Marta Baeta no Quénia, onde passou três meses, na Kibera, a maior favela do mundo. Como conta a voluntária, no Quénia ter-se acesso à educação é um luxo e a maioria das crianças da Kibera não têm essa sorte, simplesmente porque muitas delas não têm uma família que possa assegurar o seu futuro. Uma história que vale a pena conhecer, nesta quarta-feira, 29 de maio, às 11h00, no Colégio Rainha D. Leonor. Na quinta-feira, pelas 11h, também no Colégio, realiza-se o painel “AmoreAmizade@Adolescência”, com Letícia Martins, psicóloga da Associação Para o Planeamento da Família. Na sexta-feira, pelas 15h, na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, é a vez do painel “Bullying e Violência no Namoro”. São convidados Carmem Ludovino – Gestora do Gabinete de Apoio à Vitima de Santarém – Associação Portuguesa de Apoio à Vitima e Jurista; Susana Lucas – Doutorada em Psicologia / Investigadora do Instituto Piaget; Sónia Seixas – Doutorada em Psicologia, na especialidade de Psicologia Pedagógica, pela Universidade de Coimbra, com a tese intitulada: “Comportamentos de bullying entre pares. Bem estar e ajustamento escolar”. A moderadora é Maria José Rocha, docente da Escola Secundária Rafael Bord
O teatro integra esta Semana dedicada à juventude através de uma organização do Colégio Rainha D. Leonor que apresenta a peça “O doente imaginário”, nos dias 29, 30 e 31 de maio, às 15h00 e 21h00, no Centro Cultural e de Congressos.
Na próxima semana, a 5 de junho, a história e cultura das Caldas da Rainha serão desvendadas numa desafiante “Aventura Urbana”, que requer dos participantes trabalho de equipa, gestão de recursos, determinação, habilidade de tomar decisões sem perca de tempo em quanto percorrem a cidade entre um desafio e outro.
As inscrições estão a decorrer no Centro da Juventude das Caldas da Rainha.
Os vencedores da “Aventura Urbana” ganham uma viagem para duas pessoas a uma capital europeia. Os segundos classificados recebem aulas de surf e os terceiros têm como prémio um jantar para dois.
Os “Caldas Points” são os pontos onde os participantes irão confrontar-se com uma série de desafios que irão testar a sua destreza física, intelectual e “zona de conforto”.
Para sair vencedor desta Aventura Urbana de cerca de 4h-6h, equipas de duas pessoas, irão correr, caminhar e usar o transporte público “Toma”, enquanto pedem a ajuda da família e amigos através da internet, telemóveis e até solicitando a ajuda de completos estranhos que passam casualmente pela rua.
A primeira equipa a completar com sucesso 20 “Caldas Points” (10 obrigatórios onde enfrentam um desafio) num total de 35 e atravessar a linha da meta, é declarada vencedora.
Os participantes através deste desafio irão desvendar e realizar uma aprendizagem acerca da história e cultura da cidade.
0 Comentários