Orientado metodologicamente por Cristina Argel de Melo da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Instituto Politécnico do Porto, este estudo foi realizado em duas escolas da Região Norte, e adotou um desenho quase experimental, utilizando-se um grupo de alunos a quem foi feita a leitura do livro e um grupo de controlo a quem não foi feita a leitura daquele recurso.
As principais conclusões daquela investigação que envolveu a análise de comportamentos de uma amostra de 83 crianças do 1º e do 4º ano de escolaridade e da perceção dos respetivos pais, evidenciaram que o grupo de alunos a quem foi lido o livro modificou no sentido positivo aspetos do comportamento relacionados com a utilização da mochila escolar, nomeadamente no correto transporte da mochila escolar às costas, no modo de organização do material escolar e da carga transportada no interior da mochila.
Este estudo foi mais longe e evidenciou que não havia diferenças naquele efeito em função de quem lia o livro. Tanto as crianças a quem o livro foi lido pela professora como as crianças que ouviram a história contada pelos pais modificaram positivamente o seu comportamento.
Na defesa da tese, Anabela Gonçalves, da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, fez público reconhecimento do mérito daquele trabalho, do seu desenho metodológico, do rigor demonstrado na sua implementação e da capacidade em ultrapassar as dificuldades que são reconhecidas na investigação de intervenções de promoção da saúde.
Com este trabalho foi criado um espaço para a utilização de um recurso acessível que pode ajudar professores, pais e crianças a promoverem comportamentos de proteção da saúde das costas, permitindo as crianças viverem mais saudáveis.
Francisco Gomes
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