Esta iniciativa insere-se na campanha nacional dos Bancos Alimentares Contra a Fome, que voltam a apelar à generosidade do público.
Segundo o BAO, “a pobreza mora cada vez mais perto de nós. É por isso que neste momento tão difícil para tantas famílias, doar alguns alimentos pode ser um pequeno gesto individual que assume um grande impacto quando visto globalmente à luz da campanha”.
A campanha decorre nos moldes habituais: enquanto alguns voluntários devidamente identificados solicitam a participação do público à entrada dos estabelecimentos comerciais, outros ajudam no transporte e arrumação dos alimentos no armazém do BAO. Na campanha nesta região vão participar mais de 1500 voluntários.
Participar é simples: basta aceitar um saco do Banco Alimentar e colocar nele bens alimentares – por exemplo, leite, conservas, azeite, açúcar, farinha, massas – para partilhar com quem mais precisa.
Todos os bens recolhidos são, por sua vez, distribuídos a pessoas com carências alimentares comprovadas, por intermédio das 60 instituições de solidariedade social e grupos de apoio social que têm acordo com o BAO. Este modelo de intervenção permite assim uma grande proximidade entre quem distribui e quem recebe e possibilita o desenvolvimento de um trabalho de inclusão social que vai para além do mero assistencialismo. Por via da ação do BAO são já apoiadas de forma regular 1898 famílias, num total de 5264 pessoas (média mensal).
Nesta próxima campanha será também organizada uma recolha direta de bens alimentares nas seguintes freguesias: Alvorninha, e Santa Catarina (Caldas da Rainha); Maiorga, Cós, Cela e Vimeiro (Alcobaça); Figueiros, Painho, Alguber e Vilar (Cadaval); Moita dos Ferreiros, Lourinhã, Ribamar, Vimeiro, Atalaia, Marteleira, Miragaia, Moledo, Santa Bárbara, São Bartolomeu e Reguengo Grande (Lourinhã); Atouguia da Baleia (Peniche); Bombarral (no Mercado).
Para além desta contribuição direta, poderá também participar de dois modos: pela Campanha Vale, através dos cupões existentes nas superfícies comerciais aderentes e que se realiza de 1 de junho a 9 de junho, ou pela Campanha Online, via Internet, acedendo ao site www.alimentestaideia.net, que se estende de 17 de maio a 09 de junho.
Poderão ainda todos os interessados colaborar através da realização de trabalho voluntário, para o que basta inscreverem-se na sede do BAO, situada no Armazém da Refer, Largo da Estação, nas Caldas da Rainha, ou proceder a contacto através do e-mail ba.oeste@bancoalimentar.pt.
0 Comentários