Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
15° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
15° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 26° C
EDITORIAL

Ainda o 15 de maio e o Hospital Termal

Jaime Costa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Contrariamente ao que acontece nas Caldas da Rainha, o termalismo tem sido objecto de um grande desenvolvimento na maioria das unidades termais espalhadas pelo país.

A modernização e a promoção dessas unidades contrasta com o definhar do Hospital Termal na cidade Rainha que, assim, perde uma riqueza única – terapêutica e financeira – o que faz deste caso um exemplo gritante que tanto prejudica a cidade.

Os sucessivos encerramentos do Termal, a que temos assistido nos últimos anos, estão relacionados com a deteção de uma bactéria na água mineral natural, que impede o cumprimento dos parâmetros legalmente exigidos para a sua utilização.

Face à presente situação, o delegado de Saúde Regional de Lisboa e Vale do Tejo, proibiu que os tratamentos de hidroterapia sejam retomados sem que se efectue a “Requalificação estrutural de todo o sistema de aduções e canalizações”.

Estamos a falar de uma obra cujo orçamento rondará os 500 mil euros, um investimento considerado baixo tendo em conta a importância que o Hospital Termal tem para os doentes, para a cidade e até para o país. Mesmo em tempos de austeridade é incompreensível que essa verba não surja.

O encerramento das Termas, verificado ao longo de décadas, tem conduzido a manifestações publicas de desagrado, a última das quais ocorreu no dia 15 de maio. Algumas centenas de manifestantes, sob o lema “SOS TERMAL”, concentraram-se na Praça 5 de Outubro e desfilaram até ao Largo da Copa exibindo cartazes e exigindo uma solução rápida que conduza à recuperação das Termas e ao seu normal funcionamento.

Nesse mesmo dia o Presidente das Caldas da Rainha, Fernando Costa, afirmou que a Câmara tomará conta do Hospital, assumindo os estudos e as obras necessárias.

Certo é que a situação atual não pode manter-se por mais tempo e, por isso, urge dar prioridade à reabertura do Termal, seja por parte do Município ou do Ministério da Saúde, para que o termalismo volte a ser uma mais valia económica e social da região.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Empate com o Amora mantém o Caldas em segundo lugar

Amora FC e Caldas SC disputaram no passado sábado, no estádio da Medideira, uma partida a contar para a jornada 8 que terminou com igualdade a uma bola. Com este resultado, o Caldas soma 18 pontos e mantém-se em segundo lugar, mantendo tudo em aberto para as últimas duas jornadas na Série 2 de manutenção na Liga 3.

caldas2

Rampa Foz do Arelho

O cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no último domingo de abril (dia 28), vai ser palco de uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integra o calendário da Series by NDML, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

rampa

Apresentado livro “Doce Viagem”

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), no âmbito do Festival “Latitudes – Literatura e Viajantes”, organizado pela Câmara Municipal de Óbidos, realizou no dia 12 de abril uma sessão de apresentação e lançamento do livro “Doce Viagem – Um roteiro dos doces de Natal na América Latina”, um projeto que resultou de uma parceria entre a Casa da América Latina (CAL) e a EHTO.

doce