Q

Previsão do tempo

18° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
18° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
19° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C

Medalhas de mérito distinguem personalidades e clubes caldenses

Carlos Barroso

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi ao som da Banda de Comércio e Indústria e de dois coros das Caldas da Rainha que a cerimónia das medalhas teve início, com o maestro Adelino Mota a gracejar ao despedir-se do presidente da câmara com um “até Loures Fernando Costa”. Este momento de boa disposição contrastou com os seguintes de mais formalismo, só quebrado com a enorme ovação que receberam os três medalhados da categoria de mérito humanitário - a equipa da VMER das Caldas da Rainha, o médico oncologista Luís Barros e a diretora do Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor, Maria João. Na cerimónia, que decorreu no grande auditório do CCC, no feriado municipal, foram distinguidas diversas personalidades e instituições locais. A medalha de honra foi para a Caixa Agrícola, no ano em que comemora o seu centenário. José Sobreiro, presidente do conselho de administração, afirmou que a instituição bancária está “dedicada à população e estamos onde mais ninguém está”. O coordenador da VMER, Joaquim Urbano, deixou uma palavra de agradecimento pela distinção e pela colaboração de todos os profissionais que fizeram ou ainda fazem parte da equipa e ainda um agradecimento aos conselhos de administração do centro hospitalar e aos bombeiros com quem colaboram na sua área de intervenção. A filha de Hermínio Maçãs, antigo autarca e que se encontra doente, agradeceu o reconhecimento, lendo uma mensagem do pai indicando que não fez mais do que a sua obrigação enquanto exerceu funções públicas, desafiando outros a fazê-lo da mesma forma. Leonel Cardoso deixou uma palavra de agradecimento pelo reconhecimento obtido, depois de muito trabalho na área desportiva. O presidente da mesa da assembleia municipal, Luís Ribeiro, agradeceu “por aquilo que todos os homenageados fizeram pelo concelho”. Fernando Costa presidente da câmara das Caldas, naquele que foi o seu último 15 de maio, após 27 anos como à frente do executivo, proferiu uma frase de João Fragoso que dizia que “as Caldas tem grande nível cultural” e que “os
Centro Cultural e Desportivo Relvense

Medalhas

Dedicação pública

Centro Cultural e Desportivo Relvense: fundado a 15 de março de 1985 nas Relvas, Santa Catarina

Associação Cultural Recreativa da Laranjeira e Vale Serrão: Foi fundada pelos habitantes da Laranjeira e Vale Serrão, a 20 de novembro de 1987, e tem sede na Laranjeira, freguesia de Alvorninha.

Associação Recreativa e Desportiva dos Chãos: Foi fundada em 1987 em Chãos, Alvorninha.

Mérito Cívico

Armando Jacinto: Nasceu no Campo a 21 de setembro de 1939. Desenvolveu a sua atividade profissional como administrativo, na empresa A. Flores, até à data da reforma. Foi secretário da junta de freguesia de Tornada de 1980 a 1982. De 1983 até 1985 foi membro da assembleia de freguesia de Tornada.

Hermínio Maçãs: Nasceu a 6 de março de 1938. Exerceu a profissão de professor provisório nos anos de 1958 a 1962, na escola Rafael Bordalo Pinheiro de Caldas da Rainha. Fez dois mandatos como presidente da junta de freguesia de Santo Onofre e foi vereador da câmara municipal das Caldas da Rainha.

?Mérito Desportivo

Leonel Cardoso: Chefe da delegação portuguesa aos Jogos Mundiais de Basquetebol da Federação Internacional do Desporto Escolar, em Graz, Áustria. Em 1995/96 foi o responsável pelo projeto de programa do desporto escolar. Em 1996/97 foi coordenador nacional do programa do desporto escolar para o 2º, 3º ciclo e secundário.

António Marques: Nasceu no dia 21 de julho de 1929. Na década de 40 começou a defender as cores do Caldas Sport Clube, onde jogou futebol e ténis de mesa. Integrava os corpos gerentes quando o clube subiu à primeira divisão. Formou a primeira equipa de badminton que existiu nas Caldas. Foi fundador da Casa do Benfica em Caldas da Rainha. É membro da mesa da Santa Casa da Misericórdia há mais de vinte anos. Foi eleito representante do PSD para a Assembleia Municipal em vários mandatos. Desenvolveu a atividade de comerciante com um estabelecimento situado na Praça 5 de Outubro durante meio século.

Rodrigo Batista: Nasceu em Caldas da Rainha. Recebeu o prémio treinador revelação no XXXV Congresso da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação (Vila Nova de Paiva). É diretor desportivo do Troféu Cidade Caldas da Rainha desde 2003.

Mérito Humanitário

Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER): É um dos meios de socorro do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). Iniciou a sua atividade em Caldas da Rainha às 16 horas de 15 de maio de 2002. Para além de serviços de emergência médica adequados e em tempo útil, desenvolve ações de formação de Suporte Básico de Vida e prevenção em saúde. Tem atuado numa área geográfica muito alargada abrangendo os concelhos de Caldas da Rainha, Alcobaça, Bombarral, Nazaré, Óbidos e Peniche, e outros concelhos dos distritos de Leiria, Lisboa e Santarém.

Luís Barros: Nasceu a 6 de março de 1958. Desde abril de 1996 é o responsável pela Unidade de Oncologia Médica, integrada no Serviço de Medicina Interna do Centro Hospitalar das Caldas da Rainha. Foi responsável pelo Registo Oncológico Regional – Sul desde 1996 até 2008. Participou em diversas Jornadas e Encontros, tendo sido preletor com a apresentação de vários trabalhos.

Maria João Domingos: Integrou a equipa de colaboradores do Centro de Educação Especial R. D. Leonor em janeiro de 1992, como psicóloga, vindo a acumular responsabilidades de coordenação pedagógica e posteriormente de direção técnica. Tem vinte anos de serviço em intervenção social dedicados à promoção da qualidade de vida das pessoas com deficiência e incapacidades. É presidente da direção do Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor.

Mérito Educativo

António Saloio: Nasceu em Caldas da Rainha a 14 de maio de 1953. Em 1994 foi convidado a constituir a Comissão Instaladora da Escola Básica 123 de Santa Catarina, uma das primeiras escolas do género. Foi presidente do Conselho Diretivo. Em 2009, é eleito diretor do Agrupamento de Escolas de Santa Catarina, cargo que exerceu até à aposentação em 31 de agosto de 2012. Obteve por dois quadriénios sucessivos, a melhor classificação nacional na avaliação externa das escolas.

Mérito Cultural

Fernanda Paulo: Atriz e cantora. Tem integrado o elenco de várias peças teatrais e musicais, das quais se destacam “Sonho de uma noite de verão” e “Contos de Shakespeare”, com encenação de Claudio Hochman no Teatro Nacional Dona Maria II. Tem feito alguns trabalhos em televisão e em cinema, dos quais se destacam a participação no filme “A Falha” de João Mário Grilo e nas curtas metragens “Check-Out” (2010) e “Assassino de Lisboa” (2012) de Frederico Weinholtz. O Fado tem sido uma das vertentes fortes da sua carreira musical.

Carlos Proença: Nasceu nas Caldas em 1931. Foi locutor e jornalista na Emissora Oficial de Angola, em Luanda, até 1965. Nesse ano regressou a Lisboa para exercer a sua atividade profissional na Emissora Nacional de Radiodifusão, como locutor e jornalista. Em 1977, e já na atual Radiodifusão Portuguesa, passou a desempenhar as funções de realizador. Em 1983 aposentou-se.

Oliveiros Tomás (DJ Ride): Nasceu nas Caldas da Rainha a 25 de janeiro de 1985. Ganhou o primeiro campeonato nacional em 2007, ano em que editou o seu primeiro álbum ”Turntable Food”, com Sam the Kid, Coldfinger, Rodrigo Amado e outros músicos convidados. Com o seu ultimo álbum “life in loops” passou a palcos principais até ao convite a representar Portugal no Rock in Rio Brasil. Já tocou na Sérvia, Polónia, Espanha, França, Holanda e Inglaterra. Ganhou o campeonato do mundo em Krakow, Polónia, em 2010.

Natália Guedes: Foi fundadora e diretora do Museu Nacional do Traje (1975-1979). Diretora Geral do Património Cultural (1979-1980). Presidente do Instituto Português do Património Cultural (1980-1984). Diretora do Museu Nacional dos Coches (1985/1990). Subsecretária de Estado da Cultura (1990-1991). Coordenadora do projeto “Inventário do Património Cultural” do Ministério da Cultura (1997-2000). Comissária de exposições nacionais e internacionais.

Manuela Vieira Pereira: Nasceu nas Caldas da Rainha no dia 31 de março de 1950. Formou-se em Arquitetura em 1976. No âmbito das suas funções como técnica superior de serviços ministeriais acompanhou a reconstrução do edifício do antigo Hospital de Santo Isidoro, possibilitando a edificação da Escola Superior de Arte e Design. Aposentada em 2012, iniciou trabalho como voluntária na Casa-Museu de Anastácio Gonçalves em Lisboa, local onde José Malhoa teve o seu ateliê.

Mérito Comercial

Vítor Manuel Santos: Nasceu nas Caldas da Rainha, em 28 de setembro de 1925. Integrou várias direções do Montepio Rainha D. Leonor e foi distinguido com a sua nomeação para sócio honorário. Foi o primeiro presidente da Direção da Coopercaldas – Cooperativa de Retalhistas de Mercearias de Caldas da Rainha, tendo sido, mais tarde, várias vezes membro da Direção. Foi Vice-Presidente Associação Comercial Caldense, em 1975. Foi membro da direção da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha. Em outubro de 2012 foi distinguido pelo Rotary Clube caldense com o Prémio de Profissional do Ano.

Medalha de Honra

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche: Resulta de dois processos de fusão na década de 90, mas a sua origem remonta há cem anos, foram elaborados o titulo de constituição e os estatutos da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Alvorninha. Atualmente tem a sua sede na freguesia de Nossa Senhora do Pópulo. Possui em funcionamento além da sede, doze agências em A-dos-Francos, Alvorninha, Atouguia da Baleia, Ferrel, Foz do Arelho, Gaeiras, Óbidos, Peniche, Santa Catarina, Santo Onofre, Serra D’el Rei e Usseira. Tem 69 colaboradores.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.