Q

Previsão do tempo

20° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 23° C
20° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 23° C
20° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 25° C

Ministro da Educação satisfeito com exames nacionais do 4º ano

Carlos Barroso

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O ministro da educação, Nuno Crato, considerou em Rio Maior, “muito positiva” a forma como decorreram os exames nacionais do 4.º ano, assegurando não ter havido problemas em nenhuma zona do país. Numa visita à escola sede do agrupamento de escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva, um dos estabelecimentos de ensino onde se realizaram, no dia 7 de maio, as provas finais do primeiro ciclo do ensino básico, o ministro desvalorizou as críticas ao processo que obrigaram à deslocação de 107 mil alunos do 4.º ano que realizaram na semana as provas de Português e Matemática.
Nuno Crato contactou com os alunos que fizeram exames

“Esses críticos estão mais nervosos do que as crianças” afirmou Nuno Crato, considerando, em declarações reproduzidas pela agência Lusa, que os alunos revelaram apenas “alguma ansiedade, o que é normal”.

No estabelecimento de ensino que visitou em Rio Maior, 103 alunos realizaram a prova e Nuno Crato, sublinhou que “os alunos até gostaram de vir conhecer a nova escola para onde alguns virão no próximo ano”.

Para o governante os custos da deslocação de 107 mil alunos têm que ser vistos “não como um custo mas como um investimento” na educação das crianças, que com este exame cumprem “uma etapa crucial” e concluem um ciclo de escolaridade cujo sucesso “é importante para eles e para o país”.

Os resultados dos exames, que irão ter um peso de 25% na nota final dos alunos irão ainda, segundo o ministro, permitir “fazer um diagnóstico preciso” sobre o 1º ciclo de escolaridade, para identificar áreas em que os alunos “têm mais dificuldade e perceber o que podemos fazer para que possam entrar mais bem preparados no 2º ciclo”.

Nuno Crato visitou antes a escola profissional de Rio Maior, onde viu diversos trabalhos dos alunos que optaram por este tipo de ensino. O ministro participou ainda nas XX jornadas profissionais desta escola profissional, onde entregou prémios aos melhores alunos e ouviu a presidente da câmara de Rio Maior pedir-lhe para que olhe mais pelo ensino profissional, que forma mão de obra especializada.

Carlos Barroso

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Óbidos Criativa no Nacional de Masters com 14 pódios

O Clube de Natação Óbidos Criativa (OC) participou no Campeonato Nacional de Masters de Verão, realizado de 4 a 7 de julho no complexo de piscinas de São João da Madeira. Os nadadores de Óbidos alcançaram 14 pódios, com cada atleta a conquistar pelo menos um lugar no pódio.

Masters

Ministro assinala 100 dias de Governo no Cadaval

Para assinalar os primeiros 100 dias de governação, o PSD organizou, em todo o país, reuniões abertas aos militantes e simpatizantes, com a participação de um ministro. Foi neste contexto que, no passado dia 10, o ministro-adjunto da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, esteve no Cadaval.

ministro