Q

Previsão do tempo

6° C
  • Monday 11° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 12° C
6° C
  • Monday 10° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 12° C
5° C
  • Monday 10° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 12° C

Concurso de professores valida Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE) divulgou no passado dia 22 uma lista de códigos de agrupamentos de escolas onde constam as agregações feitas este ano, juntando o Agrupamento de Escolas de Santa Catarina e a Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro num único agrupamento com a designação “Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro”, que tem o código 170239.
Novo agrupamento tem o nome de Bordalo Pinheiro

De uma lista de códigos de agrupamentos e escolas não agrupadas para efeitos de manifestação de preferências no concurso nacional de professores 2013, divulgada no dia seguinte pela DGAE, também consta o Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro.

O Agrupamento de Escolas de Santa Catarina, tal como Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, apenas aparecem diferenciadas na lista de códigos de agrupamentos e escolas não agrupadas para efeitos de validação da candidatura dos docentes a concurso, igualmente divulgada no dia 23 de abril.

Anteriormente, a DGAE só tinha emitido uma lista de agrupamentos e escolas não agrupadas a 28 de Janeiro, onde ambos os estabelecimentos ainda não tinham sido agregados.

Estes documentos oficiais, que o JORNAL DAS CALDAS consultou, vão ao encontro da resposta pretendida com a contestação em relação ao nome do novo agrupamento de escolas das Caldas da Rainha, que mereceu inclusive, na semana passada a colocação na Internet de uma petição pela continuidade do nome de Rafael Bordalo Pinheiro na nova designação.

Segundo o documento, a petição é dirigida a “alunos e ex-alunos, professores e funcionários, mas também cidadãos das Caldas da Rainha, da Região Oeste e a todos que a queiram subscrever”.

Os signatários são “cidadãos de Caldas da Rainha e da região, nomeadamente antigos e atuais alunos, professores e funcionários da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro”.

A petição surgiu na sequência da fusão da escola com o agrupamento de Santa Catarina, tendo docentes se queixado de que tinha desaparecido o nome de Bordalo Pinheiro da nova designação.

A portaria n.º 156-A/2013, dos Ministérios das Finanças e da Educação e Ciência, publicada a 19 de abril no Diário da República para dotação de vagas dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas a preencher pelos concursos de pessoal docente externo e interno, foi a causadora da confusão, já que indica três agrupamentos do concelho – escolas de Santa Catarina, Escola D. João II e Escolas Raul Proença.

No quadro de vagas não aparece a Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro e, pior, o Agrupamento de Escolas de Santa Catarina vem identificado com o código 170239, o mesmo que, três dias depois, a DGAE atribuiria ao Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro.

“A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro é herdeira da escola fundada pelo artista que lhe deu o nome em 1884. É uma das escolas secundárias mais antigas do país. Foi frequentada por alunos provenientes de todo o concelho (incluindo os oriundos de Santa Catarina) e dos concelhos limítrofes, tendo sido muito importante na formação de cidadãos, que de uma forma ou de outra, se distinguiram nas mais variadas áreas profissionais e sociais da região e do país. A reformulação administrativa das escolas (já de si discutível), não pode ignorar a importância do reconhecimento histórico e simbólico da denominação da escola e da dignificação do seu patrono, Rafael Bordalo Pinheiro como figura histórica importante para a cidade de Caldas da Rainha e para o país”, sustentam os signatários da petição, onde era exigida a atribuição da designação “Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro”, numa petição a ser enviada ao Ministério da Educação e que podia ser assinada em http://www.peticaopublica.com/?pi=P2013N39827.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Procissão das chouriças

Decorreram entre 20 e 22 de janeiro, em Valado dos Frades, na Nazaré, as Festas em Honra de São Sebastião, tendo o ponto alto sido a procissão, em que participaram dezenas de grupos com os seus andores de oferendas e devoção religiosa, e o famoso leilão das...

chouricas

Óbidos no Congresso Nacional de Desporto

No passado dia 23 de janeiro realizou-se em Barcelos o Congresso Nacional de Municípios Amigos do Desporto, com a participação de 167 autarquias, entre as quais a de Óbidos, tendo sido partilhadas algumas práticas de programas desenvolvidos em diferentes...

congresso

7.ª Entrega de “Kits Recém-Nascido”

Decorreu no passado dia 16, no Auditório dos Paços do Concelho do Cadaval, a sétima entrega de Kits Recém-Nascido, no âmbito do projeto "Oeste +Grávida". A cerimônia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, José Bernardo Nunes, e de Carla Serrenho...

kit