Na altura será descerrada uma placa comemorativa. Seguir-se-á às 10h30, missa na Igreja Nossa Senhora da Conceição, e às 12h sessão solene no Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha. Às 16h30, tem lugar um concerto com a Banda Filarmónica de Alvorninha e com a Orquestra Ligeira de Óbidos.
A CCAM de Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche é a instituição resultante de dois processos de fusão: O primeiro, realizado por escritura pública celebrada no dia 30 de janeiro de 1996 entre a CCAM de Caldas da Rainha e a CCAM do Concelho de Óbidos, deu origem à CCAM dos Concelhos de Caldas da Rainha e de Óbidos. O segundo processo de fusão foi realizado por escritura pública celebrada, no dia 11 de fevereiro de 1999, com a CCAM de Peniche.
A Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Caldas da Rainha foi constituída por alvará de 18 de março de 1913 com a denominação de Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Alvorninha. Ficou sedeada nesta freguesia pertencente ao concelho de Caldas da Rainha. Os estatutos foram publicados no Diário do Governo nº. 79, de 5 de abril de 1913.
A primeira alteração aos estatutos foi feita por escritura de 18 de fevereiro de 1918, tendo a sede sido transferida para a freguesia de Vidais, do mesmo concelho, e passando a instituição a designar-se Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Vidais.
Em 8 de maio de 1926, por escritura, foram, de novo, alterados os artigos dos estatutos relativos à sede e à firma, passando a designar-se por Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Caldas da Rainha e ficou sedeada nesta vila, que seria elevada a cidade no ano seguinte. Esta alteração foi aprovada por alvará de 22 de maio de 1926, publicado no Diário do Governo nº. 135, II Série, de 11 de junho do mesmo ano.
A Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Peniche foi constituída por escritura pública e os estatutos aprovados por alvará de 29 de novembro de 1913, publicados no Diário do Governo nº. 208, de 10 de dezembro de 1913.
A Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Concelho de Óbidos foi constituída por escritura pública de 27 de dezembro de 1983, publicada na III Série do Diário da República nº. 92, de 18 de abril de 1984.
A CCAM possui em funcionamento, para além da sede, doze agências, em A-dos-Francos, Alvorninha, Atouguia da Baleia, Ferrel, Foz do Arelho, Gaeiras, Óbidos, Peniche, Santa Catarina, Santo Onofre, Serra D´El Rei e Usseira.
Francisco Gomes
0 Comentários