Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
14° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C

Obras no Largo da Rainha vão encurtar zona de passagem de carros

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A cidade das Caldas continua em obras e mais uma começou na semana passada. Trata-se da requalificação do largo da Rainha, que visa criar uma zona pedonal, com alargamento do passeio existente, não impedindo, no entanto, a circulação do trânsito. O resultado será, contudo, uma estrada mais curta para os carros passarem.
Requalificação do largo da Rainha tornará a estrada mais curta para os carros passarem

Como consequência, deixará de haver estacionamento em frente à estátua da Rainha. No âmbito destas obras serão instaladas novas condutas subterrâneas de água.

A autarquia informou que “no âmbito da execução de obras de desvio de um coletor, a partir do dia 2 de abril, pelo período de realização das obras, estará condicionado o trânsito no Largo Conde de Fontalva e estará interdita a circulação rodoviária na Av. D. Manuel Figueira Freire da Câmara, no troço entre o Largo Conde de Fontalva e a Rua Belchior de Matos”.

“Esta intervenção obriga à implementação de diversas restrições à circulação rodoviária e ao estacionamento, pelo que será colocada sinalização apropriada”, adiantou a Câmara, que “pelo incómodo causado” pede “a melhor compreensão”.

Trânsito na Rua Heróis da Grande Guerra decidido pela Assembleia

A Assembleia Municipal das Caldas da Rainha reúne este mês e poderá já tomar uma decisão sobre a reabertura da Rua Heróis da Grande Guerra, no centro da cidade, ao trânsito automóvel.

Em reunião de Câmara foi aprovada a medida exigida por uma centena de comerciantes, que entregou na autarquia uma petição a pedir para ser autorizada a circulação de veículos ligeiros.

As obras da regeneração urbana e a complicação que é circular pela cidade, nas zonas mais centrais, levaram os comerciantes a sustentar que o centro da cidade tem ficado esvaziado, com reflexo na afluência às lojas, o que agrava a crise já existente.

Atualmente o tráfego é apenas permitido ao Toma, viaturas policiais ou em missão de emergência e veículos autorizados, e também a carros para cargas e descargas entre as 6 e as 10 da manhã e das 19 e as 22h.

É sugerida a circulação “unicamente a veículos ligeiros, ficando vedadas a camiões, viaturas de transporte de passageiros (exceto o Toma) e a veículos de grande porte”, a menos de 30 kms/h, e que seja proibido o estacionamento, a paragem e a permanência de viaturas nas zonas destinadas aos peões, mantendo-se a possibilidade de paragem de veículos no período destinado a cargas e descargas.

A colocação de pinos limitadores entre a zona para peões e a zona de circulação automóvel, sinalética apropriada e bem visível das regras de circulação e estacionamento, sinalética informativa da existência do parque de estacionamento da Praça 5 de Outubro, junto ao edifício do CTT, no cruzamento da Rua Heróis da Grande Guerra com a Rua Henrique Sales, e desta com a rua Coronel Andrada Mendoça, são outras medidas solicitadas.

Os comerciantes querem também que seja solicitado às autoridades que “obtenham percursos alternativos, quando as ocorrências não sucederem na artéria ou nas circundantes, de forma a evitar acidentes, considerando as altas velocidades a que por norma circulam as viaturas de emergência”.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.