Q

Previsão do tempo

22° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 24° C
21° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 24° C
21° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 26° C

Obras no Largo da Rainha vão encurtar zona de passagem de carros

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A cidade das Caldas continua em obras e mais uma começou na semana passada. Trata-se da requalificação do largo da Rainha, que visa criar uma zona pedonal, com alargamento do passeio existente, não impedindo, no entanto, a circulação do trânsito. O resultado será, contudo, uma estrada mais curta para os carros passarem.
Requalificação do largo da Rainha tornará a estrada mais curta para os carros passarem

Como consequência, deixará de haver estacionamento em frente à estátua da Rainha. No âmbito destas obras serão instaladas novas condutas subterrâneas de água.

A autarquia informou que “no âmbito da execução de obras de desvio de um coletor, a partir do dia 2 de abril, pelo período de realização das obras, estará condicionado o trânsito no Largo Conde de Fontalva e estará interdita a circulação rodoviária na Av. D. Manuel Figueira Freire da Câmara, no troço entre o Largo Conde de Fontalva e a Rua Belchior de Matos”.

“Esta intervenção obriga à implementação de diversas restrições à circulação rodoviária e ao estacionamento, pelo que será colocada sinalização apropriada”, adiantou a Câmara, que “pelo incómodo causado” pede “a melhor compreensão”.

Trânsito na Rua Heróis da Grande Guerra decidido pela Assembleia

A Assembleia Municipal das Caldas da Rainha reúne este mês e poderá já tomar uma decisão sobre a reabertura da Rua Heróis da Grande Guerra, no centro da cidade, ao trânsito automóvel.

Em reunião de Câmara foi aprovada a medida exigida por uma centena de comerciantes, que entregou na autarquia uma petição a pedir para ser autorizada a circulação de veículos ligeiros.

As obras da regeneração urbana e a complicação que é circular pela cidade, nas zonas mais centrais, levaram os comerciantes a sustentar que o centro da cidade tem ficado esvaziado, com reflexo na afluência às lojas, o que agrava a crise já existente.

Atualmente o tráfego é apenas permitido ao Toma, viaturas policiais ou em missão de emergência e veículos autorizados, e também a carros para cargas e descargas entre as 6 e as 10 da manhã e das 19 e as 22h.

É sugerida a circulação “unicamente a veículos ligeiros, ficando vedadas a camiões, viaturas de transporte de passageiros (exceto o Toma) e a veículos de grande porte”, a menos de 30 kms/h, e que seja proibido o estacionamento, a paragem e a permanência de viaturas nas zonas destinadas aos peões, mantendo-se a possibilidade de paragem de veículos no período destinado a cargas e descargas.

A colocação de pinos limitadores entre a zona para peões e a zona de circulação automóvel, sinalética apropriada e bem visível das regras de circulação e estacionamento, sinalética informativa da existência do parque de estacionamento da Praça 5 de Outubro, junto ao edifício do CTT, no cruzamento da Rua Heróis da Grande Guerra com a Rua Henrique Sales, e desta com a rua Coronel Andrada Mendoça, são outras medidas solicitadas.

Os comerciantes querem também que seja solicitado às autoridades que “obtenham percursos alternativos, quando as ocorrências não sucederem na artéria ou nas circundantes, de forma a evitar acidentes, considerando as altas velocidades a que por norma circulam as viaturas de emergência”.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Obras arrancam em setembro no Centro de Saúde de Óbidos

Foi assinado no dia 10 de agosto, no Centro de Saúde de Óbidos, o auto de consignação da requalificação da unidade de saúde. Trata-se de um investimento de 473.991,83€ (acrescido do valor do IVA) e com um prazo de construção de dez meses. A cerimónia contou com a presença do executivo municipal de Óbidos, do diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Norte, João Gomes, e de João Soares, gerente da Sunever Engenharia, Lda, empresa que vai realizar a obra.

centro

Nadadouro com nove dias de animação

De 29 de julho a 6 de agosto realizou-se no Nadadouro, nas Caldas da Rainha, a festa em honra de Nossa Senhora do Bom Sucesso, habitualmente uma das iniciativas mais concorridas fora da sede do concelho.

animacao

Lavadouro embelezado

A Junta de Freguesia do Nadadouro requalificou o lavadouro, construído em 1980, e transformou-o num verdadeiro tributo às lavadeiras da localidade.

lavadouro