Q

Previsão do tempo

22° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
22° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 25° C
22° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 26° C

Dia Mundial da Saúde com atividades no Parque D. Carlos I

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) convidou a comunidade a participar no passado domingo, no Parque D. Carlos I, em Caldas da Rainha, nas atividades que assinalaram o Dia Mundial da Saúde.
Aula de Yoga

Cada ano a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolhe um tema central para ser debatido no Dia Mundial da Saúde e que representa uma prioridade na agenda internacional da OMS. Este ano é dado especial relevo à prevenção da tensão arterial alta.

O CHO, aproveitando a oportunidade, promoveu neste dia e em parceria com Ginásio Balance Club, algumas atividades que tiveram como objetivo incentivar a prática regular de exercício físico como um dos hábitos que podemos adotar nas nossas vidas para evitar o risco de hipertensão.

A manhã começou com a caminhada mamãs e bebés pelo Parque. Ao mesmo tempo arrancou outra caminhada pelo Parque e Mata, em que participou mais de meia centena de pessoas. Desenrolou-se na mesma altura uma corrida de seis quilómetros.

Houve jogos tradicionais para crianças, aula de zumba, de insanity outdoor e de yoga.

Enfermeiras do CHO efetuaram um rastreio de composição corporal e medição da tensão arterial.

Todas as atividades eram gratuitas.

“A caminhada é o que mais rapidamente conseguimos utilizar para mobilizar o nosso corpo. Aprendemos desde pequenos. É uma das várias opções. Mas não basta caminhar. Tem de ter alguma intensidade”, explicou Pedro Simão, do Balance Club, fazendo notar que tem de ser um exercício com um andamento mais rápido do que o normal passeio.

“É necessário mais trabalho do nosso coração para ativar todo o fluxo de oxigénio que é preciso para todo o corpo e desta forma acabamos por ter melhores resultados ao nível cardíaco”, sublinhou, considerando que não é difícil encaixar a caminhada no dia a dia. “Basta deixar o carro a 20 minutos do trabalho e tenho de fazer uma caminhada. Por meia hora por dia teremos um aumento da qualidade da saúde”, indicou.

Pedro Lucas, um dos participantes na caminhada, comentou no final ter “uma sensação boa,uma pessoa sente-se mais tranquila, o exercício ajuda a equilibrar mais mentalmente”. A esposa, Ana Cristina, disse sentir “bem estar”, o que “deixa a pessoa bem disposta”.

A professora de yoga, Mafalda Sousa, declarou que a prática do exercício físico ajuda a prevenir doenças. “O que fazemos no yoga é muito trabalho com respiração e atuação direta no sistema nervoso. Ao atuarmos na respiração atuamos no nível do stress e acalmar dá-nos equilíbrio físico e mental. A prática do exercíco fisico é fundamantal mas há uma série de outras coisas que devem ser complementares, como a alimentação e o descanso”, apontou.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.

afetos