Q

Previsão do tempo

16° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 20° C
16° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 20° C
16° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 21° C

ESAD.CR organiza Festival “Ofélia” nas Caldas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Festival Ofélia está de volta às Caldas da Rainha. O Festival de Teatro e Artes Performativas da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR), do Instituto Politécnico de Leiria, vai já na sua terceira edição e reúne, entre 2 e 5 de abril, centenas de estudantes e profissionais. É uma organização dos estudantes da licenciatura em Teatro e celebra a arte, o teatro, a performance, a voz, o corpo e a criatividade. Pelo terceiro ano consecutivo, o Festival Ofélia recebe escolas de teatro de todo o País e conta, pela primeira vez, com a participação de uma escola estrangeira; além disso, este ano inclui um workshop e uma performance dedicados a formas de inclusão social através das artes.

Dirigido à comunidade académica e aberto ao público em geral, marca mais uma temporada de teatro nas Caldas da Rainha, cidade artística por excelência, sendo já reconhecido como um dos eventos mais importantes, na área do teatro, na região. Além dos vários espetáculos ao vivo, tem uma vertente formativa, que o coloca assim como um evento multidisciplinar.

Tem como objetivo a partilha de conhecimentos, ideias e estéticas diferentes, que os novos atores defendem; proporcionar a apresentação de trabalhos de cada uma das escolas participantes; incentivar o intercâmbio de saberes e experiências; e divulgar o trabalho de cada instituição nesta área. Pretende criar uma plataforma de partilha na área das artes, nomeadamente no âmbito do teatro e das artes performativas; incentivar a criatividade e criação dos estudantes de artes; proporcionar o intercâmbio entre escolas de teatro nacionais e estrangeiras, e compreende diversos workshops e performances, além do convívio e reforço de laços, quer institucionais quer entre os estudantes.

Tendo iniciado no dia 2 de abril, com a “Feira de Cenas”, no pinhal da ESAD.CR, prosseguindo à noite com a performance “Put yourself together woman”, apresentada por estudantes da ESAD.CR, e “Palavras Encadeadas”, apresentada por estudantes da Universidade de Évora, culminou no primeiro dia na Praça 5 de Outubro, com um convívio entre os vários participantes.

Hoje, dia 3, entre as 10h00 e as 13h00, Sara Vaz, docente da ESAD.CR, ministra o “workshop de corpo”, e, entre as 15h00 e as 18h30, Josélia Neves, docente do IPLeiria e especialista na área da inclusão, será responsável por um workshop de “Introdução à audiodescrição para espetáculos ao vivo”. A partir das 15h00 e até às 19h30 decorre um piquenique e outras atividades de convívio no Parque D. Carlos I, e às 21h00 a Real Escuela Superior de Arte Dramático, de Madrid, apresenta “Pecados Capitales”, seguindo-se, às 22h30, “Amor, tempo, morte” pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Às 23h00 decorre a festa “Onde está o teu pai? Está no parque meu senhor” no bar Parqe, na Rua de Camões.

Na quinta-feira, pelas 10h00, decorre o workshop de “Introdução à iluminação para teatro”, com Daniel Coimbra, e, às 14h30, a conferência-performance “Revelações”. Pelas 21h00, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro apresenta “Zapping,” e, às 22h30 a ESAD.CR volta a apresentar-se em cena com “T III”. Às 21h00 de sexta-feira, decorre um espetáculo inclusivo, com audiodescrição, protagonizado pelos estudantes da ESAD.CR.

Da vontade dos estudantes de Teatro da ESAD.CR de criar atividades extracurriculares que lhes proporcionassem um aprofundamento dos seus conhecimentos nas diversas áreas artísticas, nasceu a primeira edição do Festival Ofélia, em 2011. Nesse primeiro ano, participaram unicamente os alunos da ESAD.CR. A afluência do público foi muito positiva, contabilizando-se cerca de 300 pessoas nos três dias do evento. Na segunda edição, participaram outras cinco escolas: Universidade de Coimbra, Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidade de Évora e a Escola Superior de Teatro e Cinema, atingindo a afluência do público cerca de 1.000 pessoas nos três dias.

Nesta terceira edição, além da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Universidade de Évora e Escola Superior de Teatro e Cinema, participantes na edição de 2012, e da ESAD.CR, estará presente a Real Escuela Superior de Arte Dramático, escola espanhola de renome na área das artes performativas. Espera-se que este ano, à imagem dos anos anteriores, aumente, uma vez mais, a afluência de público, nos quatro dias do Festival Ofélia.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Bombarral com teleassistência e monitorização

O Município do Bombarral vai firmar um protocolo de cooperação com a GNR com vista à implementação do programa “eGuard – Sistema de Teleassistência e Monitorização”.

Opticaldas renovou imagem

A Opticaldas, a funcionar há cerca de três décadas em Caldas da Rainha, renovou o espaço com o intuito de criar mais conforto para a equipa e clientes. Preocupada com o meio ambiente, adotou práticas voltadas para a sustentabilidade. O “ambiente familiar” e a “proximidade com o cliente” são um dos fatores diferenciadores da Opticaldas, que apresenta uma nova imagem.

Opticaldas 1