Q

Previsão do tempo

16° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
17° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
17° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C

Estágio da seleção nacional de futebol em Óbidos

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A seleção nacional de futebol esteve alojada no Hotel Marriot, na praia d’El Rey, em Óbidos, entre 18 e 20 de março, para preparar os jogos com Israel e Azerbaijão, de qualificação para o Mundial 2014.
O selecionador Paulo Bento/foto Carlos Barroso

O estágio ficou marcado pela lesão na coxa direita de João Moutinho, que só no dia da partida de Óbidos é que participou no treino.

O médio do F.C. Porto entrou no campo de treinos da Praia d’El Rey acompanhado do médico Henrique Jones e fez meia-hora de exercícios com o fisioterapeuta da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), António Gaspar, tendo abandonado a sessão mais cedo e regressado ao hotel primeiro que o restante grupo.

O primeiro treino de João Moutinho no estágio em Óbidos coincidiu com o lançamento da 360 – revista oficial da FPF, na qual o atleta dá uma grande entrevista em que rejeita que a equipa seja “Ronaldodependente”. “Ele sabe que sem uma equipa por trás nunca poderá valorizar-se ainda mais”, afirma.

“A seleção não é dependente de nenhum jogador e já mostrámos que conseguimos vencer sem ele. É óbvio que ele é uma grande ajuda e temos de saber aproveitar o grande jogador que ele é”, manifesta.

Falando da sua vida pessoal, João Moutinho lamenta não ter concluído o 12º ano e alerta: “Conheço jogadores que eram apontados como grandes promessas mas que depois não conseguiram singrar, e depois sem estudos, as coisas tornam-se mais difíceis”.

O jogador revela ainda uma aposta que fez com o irmão mais velho (Nelson, do Armacenenses, da 1ª Distrital do Algarve): “Quem marcar menos golos durante o campeonato tem de pagar um jantar”.

Fichas de Paulo Bento divulgadas

Na revista lançada pela FPF, de periodicidade bimestral, são revelados ficheiros internos que mostram a preparação para meia final do último Europeu, com a Espanha, que terminaria empatada a zero após prologamento e seria decidida, a favor dos futuros campeões da Europa nos pontapés da marca de grande penalidade. São publicadas fichas de Paulo Bento, que mostram como o selecionador organizou os treinos

Da nova publicação, com distribuição gratuita entre a “família do futebol”, nomeadamente os sócios da Federação, treinadores, árbitros, praticantes e dirigentes, consta ainda o testemunho do ex-Presidente da República, Jorge Sampaio: “Ao longo destes últimos anos, em que tenho andado pelo mundo inteiro no quadro das funções que exerço para as Nações Unidas [alto comissário para a Aliança das Civilizações] pude verificar no terreno a capacidade do futebol em unir admiradores de todas as idades, estratos sociais, culturas, religioes, tendências e quadrantes. Não raramente fui interpelado da Arábia Saudita ao Quénia, da Malásia à Argentina, do Egito à China e ao Brasil, por pessoas que esgrimiam o nome de Figo ou Ronaldo”.

“Professor” Ronaldo

Cristiano Ronaldo foi protagonista de uma brincadeira que envolveu Hugo Almeida, Carlos Martins, Helder Postiga, Miguel Veloso e Raul Meireles. Agindo como se fosse um professor, o craque do Real Madrid ia fazendo perguntas aos colegas sobre as capitais europeias, tendo os seus conhecimentos de geografia. Quem falhou mais vezes foi Hugo Almeida, provocando momentos de boa disposição dentro de campo.

Licor e póquer

Manuela Redondo, das Caldas da Rainha, tinha prometido a Cristiano Ronaldo, por altura do estágio da seleção em Óbidos no último Europeu, que lhe daria uma garrafa de licor Beirão, que fabrica, em troca de uma fotografia com ele.

Dito e feito. A mulher foi ao hotel onde estava a seleção, em Óbidos, e interpelou Pepe, dizendo-lhe que tinha a garrafa para o capitão. Um elemento da Federação recolheu o licor numa embalagem especial, acompanhada de um jogo de póquer. Pepe também acabou por receber uma garrafa.

Luvas contra o frio

Foi debaixo de chuva e sob intenso frio que decorreu um dos treinos no campo de treinos da Praia d’El Rey, com Cristiano Ronaldo a comprovar as adversas condições meteorológicas: o avançado entrou no relvado usando luvas. No regresso de autocarro ao hotel, o craque já não tinha as mãos tapadas.

No primeiro dia, o treino foi aberto ao público, que aproveitou para pedir autógrafos e tirar fotografias, mas nos dois seguintes apenas a comunicação social pôde assistir durante quinze minutos.

Golfistas à espreita

Praticantes de golfe estrangeiros, de férias na Praia d’El Rey, ficaram à espreita no caminho até ao campo de golfe – próximo do campo de treinos – para tentarem ver os jogadores. À entrada do hotel compareceram alguns adeptos.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Ministra da Modernização veio acompanhar criação de região inteligente

A Comunidade Intermunicipal do Oeste recebeu na sua sede, nas Caldas da Rainha, no passado dia 20, a ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes. No centro das atenções esteve o Projeto Oeste Smart Region, num encontro que assinala mais um passo na jornada da região Oeste rumo à transição digital.

ministra

Licenciatura de biotecnologia em Peniche sem desemprego

O curso de licenciatura de biotecnologia, da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche está entre os 45 cursos superiores em Portugal com uma taxa de desemprego de zero por cento, segundo dados divulgados pelo Portal InfoCursos, do Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI), sendo a única formação em biotecnologia na lista.