Q

Previsão do tempo

18° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 19° C
18° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 19° C
19° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 20° C

Cem árvores plantadas nas Caldas e outras cem oferecidas à população

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Cem árvores foram plantadas no dia 21 de março em vários espaços da cidade das Caldas da Rainha (zona industrial, casal belver e outros locais) e outra centena foi distribuída à população. As iniciativas integraram as comemorações do Dia Mundial da Árvore e envolveram um investimento de dois mil euros.
Autarcas plantaram uma das quatro árvores colocadas junto ao CCC

Na cerimónia oficial que marcou o início das atividades, Tinta Ferreira, vice-presidente e vereador da Educação da autarquia, plantou a primeira de um conjunto de quatro árvores, em frente ao Centro Cultural e de Congressos, e falou do simbolismo deste dia: “Pretendemos realçar a importância da árvore e da sua relevância em matéria de ordenamento urbano e, claro está, da preservação do ambiente, proteção e valorização das árvores como seres que acompanham a nossa vida e que representam isso mesmo”.

O desejo de ver aquele espaço frente ao CCC embelezado com árvores tinha sido manifestado por populares aquando a discussão do Orçamento Participativo, no final do ano passado. E esta foi a ocasião ideal para cumprir a promessa, explicou o autarca: “Nas reuniões que ocorreram na Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo foi levantada a questão de que faltariam árvores em frente ao CCC e nessa altura comprometi-me que seriam plantadas neste dia. A escolha recaiu sobre a “árvore do fogo”, uma espécie que tem uma floração vermelha muito intensa, que dura aproximadamente quatro meses na época de verão, e este sítio especial merecia uma árvore especial”, disse.

Terminada a cerimónia oficial, os serviços camarários prosseguiram os trabalhos noutros pontos da cidade, como explicou Paula Almeida, do Gabinete Técnico e Florestal do Município: “Esta ocasião é aproveitada para reabilitar alguns espaços e plantar mais árvores”.

Neste mesmo dia o Município disponibilizou ainda uma centena de laranjeiras aos munícipes, que apenas tinham de ir buscá-las aos pavilhões da ex-Matel, em São Cristóvão.

Devido à pausa letiva da Páscoa, as escolas não participaram – como é habitual – nestas comemorações mas as iniciativas, promovidas em colaboração com as Juntas de Freguesia, estão agendadas para a primeira semana de abril.

José Cardoso, representante da Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo, participou nesta atividade em frente ao CCC e explicou: “A Junta assinala sempre este dia mas como este ano não coincide com o funcionamento das escolas passámos as atividades para a de 1 a 5 de abril. Vamos distribuir árvores cedidas pela Câmara e outras que saem do nosso orçamento, num total de 18 árvores, três por cada uma das seis escolas da freguesia. Optámos por uma árvore de fruto para que as crianças a tratem e retirem dali algum aproveitamento”.

No dia 4 de abril, na Escola de Sargentos do Exército, cerca de duzentos alunos das escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico irão plantar árvores nos espaços verdes daquela instituição. A ação irá realizar-se entre as 10h00 e as 12h00.

Na semana de 1 a 5 de abril serão ainda distribuídas dezenas de árvores pelas escolas do Ensino Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, aderentes à iniciativa promovida pelo Gabinete Técnico Florestal da Câmara, intitulada “Vamos Plantar Uma Árvore na Nossa Escola”.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Innovation Makers finalista dos Prémios Heróis Pme

A Yunit Consulting, consultora portuguesa que tem como missão “fazer grandes as PME”, divulgou as empresas finalistas da 6ª edição dos Prémios Heróis PME, eleitas por votação do público.

Janela Digital distinguida

Pelo segundo ano consecutivo, a empresa Janela Digital, sediada no Parque Tecnológico de Óbidos e dedicada a soluções tecnológicas para o mercado imobiliário, foi distinguida na categoria de comunicação com o Estatuto Inovadora COTEC 2024.

Evento solidário com o Brasil

O evento solidário Arraiá Brasil, em prol das vítimas de inundações de Rio Grande do Sul, vai ter lugar no dia 6 de julho, às 18h00, na associação Areco, no Coto.

arraial