Q

Previsão do tempo

16° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C
17° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 21° C
17° C
  • Sunday 26° C
  • Monday 26° C
  • Tuesday 23° C

Câmara de Óbidos prepara candidatura para a rede de rega

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Vice-presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Humberto Marques, e o vereador Pedro Félix reuniram no passado dia 19, em Lisboa, com a gestora do ProDer (Programa de Desenvolvimento Rural), Maria Gabriela Ventura. Em cima da mesa esteve o financiamento da Rede de Rega das Baixas de Óbidos. Da reunião resultou um conjunto de passos, a dar nos próximos tempos, entre a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e o Município de Óbidos, para apresentação de uma candidatura, a ocorrer assim que exista financiamento disponível.

O projeto hidroagrícola das baixas de Óbidos foi iniciado em 1978 e previa a construção de uma barragem e de uma rede de regadio, que deveria servir 800 agricultores e regar 1400 hectares de terrenos. A barragem está concluída desde 2005, mas a rede de rega nunca chegou a ser construída.

O elevado valor da obra, orçada em 40 milhões de euros, tem sido, segundo o vice-presidente da Câmara de Óbidos, Humberto Marques, “um dos grandes obstáculos” à construção da rede de rega.

Por solicitação da autarquia o projeto inicial foi reformulado e reduzidos os custos para 24 milhões de euros, mas, mesmo assim, nenhum governo avançou com a construção da rede de rega.

Convictos de que o valor da obra poderá ainda ser mais reduzido, a Câmara de Óbidos e os agricultores propuseram, em novembro de 2011, “um escalonamento” da construção da rede, admitindo a hipótese de que os agricultores possam financiar parte do custo inicialmente atribuído ao estado.

“Estou em crer que é perfeitamente possível racionalizar ainda mais o investimento previsto”, avança o vice-presidente, acrescentando que, “por essa razão, será fundamental, a partir de agora, fazer uma revisão do projeto para baixar ainda mais o custo do investimento”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Condutor de motociclo morre em colisão com trator

Um homem de 63 anos morreu após a colisão entre o motociclo que conduzia e um trator na EN8, no cruzamento para o Casal Pardo, na freguesia de Alfeizerão, nesta sexta-feira, pelas 19h35.

estrada 1