Q

Previsão do tempo

16° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 20° C
16° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 20° C
16° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 21° C

A energia

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A medicina chinesa (MC) atua principalmente na parte energética do corpo, no QI (Ch’i). O QI é a nossa “essência vital” que circula por todas as células, tecidos e órgãos, a intervenção na MC vai alterar o QI, manipulando o seu fluxo ao longo de canais específicos: os meridianos. O fluxo normal de QI pode ser perturbado por diversos fatores: traumas externos (como ferimentos ou infeções) ou fatores internos (como o stress), estando em desequilíbrio entramos no estado de “doença”. Pela acupuntura e fitoterapia o fluxo de QI ao longo dos meridianos é restabelecido, estimulando pontos ou regiões de forma a sedar, tonificar, aquecer ou resfriar, voltando o corpo ao estado de equilíbrio entre yin e yang.

Estes dois últimos conceitos, há já vários anos presentes no nosso léxico comum, são a base da MC, tudo pode ser explicado pela interação yin-yang, o QI é a manifestação desta interação.

A água é mais yin, assim como a terra, o dia é mais yang, a noite, mais yin, o calor é yang, o frio, yin. As doenças são também classificadas em termos de yin e yang, sendo este o ponto de partida daquilo que mais é fundamental em MC: o diagnóstico. Este difere muito do diagnóstico da medicina ocidental, procurando identificar com precisão o estado energético do paciente, analisando-o como um todo e não apenas em termos dos sintomas que evidencia.

José Ribeiro, Licenciado em Medicina Chinesa

jmsribeiro.mtc@gmail.com

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Bombarral com teleassistência e monitorização

O Município do Bombarral vai firmar um protocolo de cooperação com a GNR com vista à implementação do programa “eGuard – Sistema de Teleassistência e Monitorização”.

Moradores da Fonte dos Corações, Moinho Saloio e Pinhal do Ribeiro em convívio

A Comissão de Moradores das Urbanizações Fonte dos Corações, Moinho Saloio e Pinhal do Ribeiro, na vila das Gaeiras, celebrou, com o tradicional almoço-convívio, o dia 10 de junho. Este ano, o evento incluiu várias iniciativas e contou com a presença do executivo municipal de Óbidos.

portugal