Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 22° C
15° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
15° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 24° C

Segurança Social manda retirar idosos de lar nas Caldas

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Segurança Social de Leiria ordenou na passada sexta-feira o encerramento de uma casa de acolhimento de idosos nas Caldas da Rainha, por falta de alvará e com base em denúncias de ex-funcionárias acerca de alegados maus-tratos aos utentes. Os familiares dos seis idosos acolhidos rejeitam as queixas, elogiam as condições do estabelecimento e apenas lamentam que não esteja legalizado.
Um dos idosos foi levado para o hospital/foto Carlos Barroso

Acompanhadas por agentes da PSP, as técnicas da Segurança Social estiveram no estabelecimento, situado numa vivenda à beira da EN360, junto à Zona Industrial das Caldas da Rainha. Ali encontravam-se seis idosos, quatro em regime permanente e dois apenas durante o dia, com idades entre os 72 e os 88 anos.

A vivenda dispõe de dois quartos, com duas camas, onde ficavam, separadamente, os homens e as mulheres. Outras duas senhoras permaneciam na casa em regime diurno. Um terceiro quarto era ocupado pelo proprietário, que não quis prestar declarações.

“As técnicas da Segurança Social contaram que houve funcionárias que aqui trabalharam que disseram que os idosos eram maltratados, mas eu não tenho razão de queixa nenhuma, as condições são boas, a minha mãe estava bem tratada e a casa sempre limpa. Estranho esta situação”, relatou Idalina Marques, cuja mãe estava há cinco meses na casa de acolhimento.

“Explicaram que havia denúncias de que os idosos eram maltratados e que o lar era ilegal. Estou perplexo e não percebo qual a razão porque foi fechado, porque a minha mãe tem melhores condições aqui do que em minha casa e tenho a certeza que não há maus tratos físicos nem psicológicos”, referiu Carlos Jorge, que contou que pagava 550 euros mensais pela permanência da mãe, de 88 anos, que está de cadeira de rodas.

“Eu gostava de estar aqui, estava-se bem”, manifestou António Casimiro, de 87 anos, que se encontrava há três dias na vivenda.

Os familiares foram contactados pela Segurança Social para irem buscar os idosos. Um deles, Joaquim Cordeiro, de 83 anos, que estava em recuperação de uma pneumonia, foi transportado numa ambulância para o hospital.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Suspeitas de furtos detidas em centro comercial

Duas jovens de 19 e 20 anos, suspeitas de furtos de peças de vestuário e de cosmética nas Caldas da Rainha, Marinha Grande e Figueira da Foz, foram detidas quando tentavam fazer o mesmo no centro comercial Leiria Shopping, no passado dia 11.

leiria

João Almeida venceu 6ª etapa da Volta à Suíça

O ciclista caldense João Almeida venceu nesta sexta-feira a etapa número seis da Volta à Suíça, com quatro segundos de vantagem sobre o 2º classificado, o camisola amarela Adam Yates, britânico que é seu colega de equipa na UAE Team Emirates. A bonificação de dez segundos alcançada com a vitória faz com que Almeida esteja na geral em 2º lugar, a 27 segundos de Yates, que ganhou um bónus de seis segundos.

almeida 1