Q

Previsão do tempo

8° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 17° C
8° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 17° C
11° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 17° C

Rainha Dona Leonor no Bombarral

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Rainha Dona Leonor esteve de regresso ao Palácio Gorjão, no Bombarral, para apresentar aos mais pequenos o poeta e escritor bombarralense Anrique da Mota. Promovida pelo Museu Municipal do Bombarral, no âmbito do Serviço Educativo, a iniciativa inseriu-se no trabalho que tem sido desenvolvido ao nível da divulgação da história do concelho junto dos alunos do 1º Ciclo. Após a criação da sala dedicada a Júlio César Machado e Anrique da Mota, onde se encontra exposto o espólio dos dois escritores, o Museu Municipal desafiou as escolas para uma visita guiada a este espaço, sendo que depois do escritor lisboeta que viveu vários anos em A-dos-Ruivos, chegou a vez do poeta palaciano.
Iniciativa juntou alunos do 1º Ciclo

Para receber e falar sobre a vida de Anrique da Mota aos petizes foi convidada a Rainha Dª. Leonor que se tornou amiga do poeta bombarralense quando este começou a frequentar a corte de D. João II, seu marido.

Para além do gosto que ambos tinham pela poesia e dos contactos da corte, supõe-se igualmente que esta amizade tenha tido origem nas estadias que a rainha efetuou no Palácio dos Henriques (atual Palácio Gorjão), quando se deslocava para a cidade termal de Caldas da Rainha.

Natural do Bombarral, Anrique da Mota nasceu em 1470 no seio de uma família de lavradores abastados.

Cultivou a poesia satírica em moldes que permitem considerá-lo um percursor de Gil Vicente. Após da morte de D.ª Leonor, em 1525, o poeta dedicou-se, no Bombarral, ao cultivo das vinhas passando a fornecer a corte de D. João III e as praças portuguesas do Norte de África.

Da sua obra literária destacam-se a “Farsa do Alfaiate”, a “Lamentação da Mula” e o “Pranto do Clérigo”, entre outras peças.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Caldense na final do “Estrelas ao Sábado”

O caldense Guilherme Sedas chegou a final do “Estrelas ao Sábado”, concurso de talentos musicais da RTP. A última etapa será no dia 25 de janeiro, às 14h30.

guilherme

Recital de piano no Museu Leopoldo de Almeida

Rafael Kyrychenko, jovem pianista nascido nos Açores, deu um recital de piano na tarde do passado dia 11 no Museu Leopoldo de Almeida, no Centro de Artes, nas Caldas da Rainha.

piano

Exposição de fotografia

Pode ser vista no foyer do Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha a exposição de fotografia “Modelando Formas - No princípio era o gesto”, de Jorge Prata, que o Museu Machado de Castro disponibiliza para os territórios participantes no projeto “Mãos de Barro”.