No encontro participaram cerca de duas centenas de pessoas e para além da ministra da Agricultura é de destacar a presença de algumas individualidades como é o caso dos deputados da Assembleia da República, Duarte Pacheco e Manuel Isaac, do Diretor Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, bem como dos presidentes das Câmaras Municipais do Bombarral e do Cadaval, José Manuel Vieira e Aristides Sécio, respetivamente.
Um dos pontos altos do Encontro Anual da Pera Rocha foi o momento da entrega dos prémios às O.P.’s – Organizações de Produtores, aos técnicos e aos pericultores que mais se destacaram nas campanhas de 2010 e de 2011.
À Ministra da Agricultura coube a entrega dos prémios aos pericultores – de cada uma das O.P.´s associadas da ANP –, que mais se evidenciaram nas referidas campanhas.
Entre os vários prémios atribuídos realce para o de maior exportador. No ano de 2010 esse feito foi alcançado pela Coopval, do Cadaval, com 12.246 toneladas, enquanto em 2011 foi a vez da CPF/Lusopêra, do Bombarral, com o valor recorde de 16.725 toneladas.
A ANP aproveitou uma vez mais a ocasião para atribuir alguns prémios de reconhecimento, que nesta edição foram concedidos a António Campos e Carmo Martins e à Compal pelo contributo que têm dado à fileira da Pera Rocha.
Para além desta cerimónia, à qual se seguiu o jantar de confraternização, do programa do encontro constou ainda uma sessão de debate sobre algumas das temáticas que preocupam a fileira, como é o caso da conservação e do fogo bacteriano.
0 Comentários