Q

Previsão do tempo

15° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 21° C
15° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 21° C
16° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 23° C

Cadaval protesta contra redução da prestação de cuidados de Saúde

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal do Cadaval deliberou, por unanimidade, apresentar o seu protesto pela “forma irresponsável como os diferentes serviços do Ministério de Saúde, em particular a ARSLVT - Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, têm vindo a tratar os utentes dos serviços de saúde do Cadaval, criando condições de grande precariedade no acesso e no direito dos cidadãos do concelho aos serviços de saúde básicos, bem como na ausência de estratégias de colmatação das falhas de recursos humanos e materiais, impeditivas do bem-estar da nossa população”.

“Com a nova Lei do Orçamento de Estado, todas as acumulações de serviço dos enfermeiros não irão ser renovadas, resultando numa diminuição daqueles profissionais no concelho do Cadaval”, indica.

O Município aponta que “num curto espaço de tempo, o Centro de Saúde do Cadaval passou de 12 para 4 médicos de família, que têm sido substituídos esporadicamente, de forma avulsa, por médicos a “horas”, o que tem vindo a diminuir a qualidade dos serviços de saúde prestado”.

O diagnóstico da Rede Social revelou como problemáticas, no âmbito da Saúde, os escassos recursos humanos, materiais e financeiros e ainda o envelhecimento populacional e, consequentemente, o aumento de procura dos serviços de saúde por parte da 3.ª Idade. Segundo os últimos dados censitários o concelho do Cadaval demonstra o maior índice de envelhecimento da região Oeste.

A autarquia diz que tem demonstrado toda a abertura para, em conjunto, serem resolvidas as problemáticas subjacentes, pelo que “não podemos aceitar que os serviços de enfermagem possam acabar sem as alternativas estarem prontas para mitigação dos problemas, relacionados com a redução dos recursos médicos no concelho”.

“Exigimos, assim, que o Cadaval e as suas populações sejam tratados com o mínimo de respeito, e que o Ministério da Saúde esclareça que medidas pretende tomar com vista à mitigação dos já débeis serviços de Saúde no concelho do Cadaval”, lê-se na moção aprovada e enviada ao Presidente da República, Primeiro Ministro, presidente da Assembleia da República, Ministério da Saúde, Grupos Parlamentares com assento na Assembleia da República, ARSLVT e ACES Oeste Sul.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Fados no Valado de Santa Quitéria

No passado sábado, o snack bar da Associação Recreativa Desportiva Quiterense, no Valado de Santa Quitéria, sob a gerência de Rogério Camacho, levou a efeito uma noite de fados com João Plácido, Natália Neves, Sandra Caetano, José Neves e Manuel Neves.

valado

“A Revolução do 25 de Abril” no Café Central

O livro “A Revolução do 25 de Abril”, ensaio histórico de Medeiros Ferreira, é apresentado no próximo sábado, às 15h00, no Café Central, nas Caldas da Rainha, por Luís Nuno Rodrigues (ISCTE-IUL), Manuel Martins (NOVA FCSH) e o editor João Pedro Ruivo.