Foram 153 os estudantes inscritos, nos escalões 1.º, 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário, de todas as 24 escolas do Grupo GPS, numa iniciativa que pretende estimular o gosto na utilização correta do português, ao nível oral e escrito, potenciando a capacidade de argumentação dos estudantes, e fomentando o gosto pela cultural nacional. Os vencedores foram, na categoria 1.º ciclo, o Colégio Rainha D. Leonor, no 2.º ciclo o Colégio Infante Santo, no 3.º ciclo o Colégio Dr. Luís Pereira da Costa, e no ensino secundário o Colégio Dr. Luís Pereira da Costa. A final organizou-se em duas fases, uma primeira com questões de literatura, cultura portuguesa e conhecimento explícito da língua; e uma segunda fase, a “Finalíssima”, que corresponde a uma exposição oral tendo como base um tema escolhido pela organização.
A avaliação desta última fase coube a um júri composto por Manuela Silva, representante da Rede Nacional de Bibliotecas Escolares; Inês Silva, representante da disciplina de Português, doutorada em Linguística e autora de manuais; Ricardo Dias Felner, natural de Caldas da Rainha, representante da escrita jornalística e atualmente jornalista da revista Sábado e escritor e responsável pelo blogue “O Homem que comia tudo”; Cristiana Resina, natural das Caldas da Rainha, e representante da Literatura noutra forma de arte, a ilustração, formada em Comunicação Social e ilustradora de histórias infantis; e ainda a escritora Vanda Furtado, representante da Literatura Infantil. As equipas vencedoras receberam livros autografados dos escritores que integraram o júri.
Neste evento procurou-se ainda mostrar algumas das valências do Colégio anfitrião, Rainha D. Leonor, com uma atuação do curso profissional de artes do espetáculo, uma participação dos alunos do ensino articulado de dança, e um momento de canto e de piano da responsabilidade do 1.º Ciclo. Divulgou-se também a cultura da cidade que acolheu o evento, com a entrega de lembranças inspiradas em Fernando Pessoa – personalidade literária que envolveu todo o evento, como homenagem pelo seu 125.º aniversário –, concebidas pelo ceramista local, Mário Reis.
O Campeonato de Português, assim como o Concurso de Empreendedorismo, que se realiza também anualmente, fazem parte da estratégia específica da Área Educativa do Grupo GPS, iniciativas que se realizam já há mais de cinco anos, procurando, todos os anos, chamar escolas diferentes para as dinamizar, mantendo o mesmo espírito inovador e de busca da excelência. Este ano coube ao Colégio Rainha D. Leonor organizar o Campeonato de Português, e à Escola Profissional Mariana Seixas, de Viseu, organizar o concurso de Empreendedorismo.
Francisco Gomes
0 Comentários