Q

Previsão do tempo

17° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
17° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
17° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 20° C
Nazaré

Golfinho fêmea dá à costa sem vida

Carlos Barroso

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um golfinho fêmea, com cerca de 1,20 metros de comprimento, deu à costa na praia da Nazaré, no dia 11 de março.
Mamífero deu à costa na praia da Nazaré/foto Carlos Barroso

O animal, sem vida, por avistado por pescadores que avisaram os elementos da polícia marítima local.

Os militares retiraram o mamífero da zona de rebentação e alertaram os técnicos da Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem (SPVS), da Figueira da Foz, que procederam à sua recolha e irão estudar o cadáver do animal e perceber o que lhe terá acontecido.

Numa análise rápida feita por Marisa Ferreira, da SPVS, este golfinho terá sido alvo de “uma captura acidental em artes de pesca”, cujos ferimentos lhe terão provocado a morte.

O estado do mar e a altura do ano é propícia ao arrojamento ou aparecimento de animais marinhos mortos. Este golfinho adulto pertence a uma espécie comum na costa portuguesa e apresentava ferimentos nas barbatanas e na zona dorsal.

“Agora vamos levá-lo para ser feita uma necrópsia pormenorizada e onde serão recolhidas amostras de estudos científicos e feita a avaliação do estado de saúde deste animal”, disse a técnica, que recolheu também uma ave marinha que estava morta no areal.

O aparecimento ou arrojamento de animais na costa é bastante frequente. Só no ano passado foram encontrados, entre a praia de Salir do Porto e Caminha, no norte de Portugal, cerca de duas centenas de animais. Este ano a SPVS já recolheu cerca de três dezenas de animais marinhos.

Carlos Barroso

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

José Viegas com duplo título de campeão nacional de veteranos

José Viegas, que reside nas Caldas da Rainha e foi um dos melhores praticantes nacionais de ténis de mesa, tendo representado o Sporting das Caldas para além de FC Porto, Benfica, Sporting e Clube 81 Huelva de Espanha, entre outros, e foi internacional por Portugal e com inúmeros títulos nacionais, conquistou nos dias 18 e 19 de maio, na Figueira da Foz, na categoria de veteranos, o Campeonato Nacional Individual e de Pares.

viegas