Esta foi uma iniciativa desenvolvida pelo proprietário do referido restaurante, Humberto Silva, que fez questão de incluir o seu estabelecimento na visita deste monge budista, que desempenha um cargo equivalente ao de um cardeal na Igreja Católica. O restaurante Supatra recebe anualmente alunos da Escola de Hotelaria de Banguecoque.
Seguindo as práticas da cultura budista, o monge descalço, dirigiu-se a uma mesa individual, onde comeu sozinho. Cada uma das individualidades presentes, levou uma taça com comida variada à mesa do monge, ao que após esse passo, iniciou a refeição.
Antes dos convidados iniciarem o almoço, todos se ajoelharam em frente ao monge budista, e o mesmo rezou em voz alta, numa sessão que se pode considerar como o equivalente a uma bênção, e da qual constaram (de acordo com o tradutor da embaixada) desejos de paz, fraternidade, saúde para todos.
Foram convidados algumas individualidades e empresários do concelho e da região, como foi o caso de Luís Garcia, do Turismo do Oeste, de Ana Reis, da Companhia Agrícola do Sanguinhal, ou do comendador Joe Berardo, da Quinta dos Loridos/Buddha Éden.
Humberto Silva convidou ainda Carla Louro, da empresa Delicias D. José, que se dedica à produção de chocolates artesanais, bem como o bombarralense José Pires, que desempenhou o cargo de embaixador na Tailândia.
No Buddha Éden realizou-se uma visita de carro, devido às más condições climatéricas. O jardim tem agora maior desenvolvimento, pois para além da Ala Oriental, tem agora também uma Ala Europeia. A comitiva e em especial o monge budista apreciaram muito a magnificência do espaço e a estatuária presente, bem como a qualidade do espaço como lugar de reflexão.
De seguida foi feita uma visita a Óbidos. O presidente do Município, Telmo Faria, recebeu a comitiva nos Paços do Concelho e deu explicações históricas sobre a vila. Foi degustada a Ginja de Óbidos, embora o monge, seguindo as práticas budistas, tenha acompanhado com um copo de água morna.
0 Comentários