Q

Previsão do tempo

13° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 22° C
14° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 23° C
14° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 24° C

Tolerância de ponto em discussão na Câmara de Óbidos

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O vereador José Machado, eleito na lista do PS na Câmara de Óbidos, salientou na última sessão o facto de ter sido posta em prática, este ano, a sua sugestão, feita em 2012, para ser concedida dispensa aos funcionários municipais no dia de Carnaval.

Este vereador lembrou que no ano passado lamentou que a câmara tenha quebrado a tradição de conceder tolerância de ponto no dia de Carnaval e na tarde de quinta-feira santa, recordando que então disse que a produtividade dos serviços municipais não aumentou com isso e até pediu que lhe fosse apresentada a indicação do custo/benefício dessa decisão. Recordou também que “num contexto em que são reduzidas as remunerações e outros benefícios dos funcionários públicos, se deve ter bem em conta a motivação do pessoal” e que o mais importante seria “aumentar a racionalização da organização camarária para promover uma melhor qualidade do serviço prestado à população”.

Apontou ainda que “o vereador Humberto Marques disse, no ano passado, que a Câmara se limitou a seguir a indicação do Governo sobre esta matéria, como sempre fez e que na tarde de quinta-feira santa iria também ser acompanhada a decisão do Governo”.

José Machado recomendou que seja decidida e divulgada a decisão de conceder a tolerância de ponto para os funcionários municipais na tarde da próxima quinta-feira santa.

O presidente da Câmara respondeu que a concessão de tolerância de ponto é uma competência própria dele e não da Câmara e que a tolerância de ponto este ano na terça-feira de Carnaval refletiu uma situação de férias escolares, em que “um terço dos funcionários municipais é da área da educação, e foi também entendida como uma medida ajustada ao momento complicado que se vive”.

Telmo Faria disse que, na devida altura, decidirá sobre a tolerância de ponto na tarde da quinta-feira santa.

José Machado sublinhou que “no ano passado a situação era idêntica e a principal diferença é este ano irem realizar-se eleições autárquicas”.

Nesta sessão da câmara de Óbidos, José Machado alertou para questões que deverão ser analisadas pelo revisor oficial de contas, tais como “falta de registo do compromisso de 500 mil euros, valor recebido de um empreendimento turístico para a futura estrada que ligará o IP6 à zona do mar e da lagoa; valor constante no último balanço de um ativo superior a 2 milhões de euros, a receber da empresa Proturis que já não tem bens em seu nome, não obstante o assunto estar em Tribunal; reanálise da lista dívidas a receber pela Câmara, que o ano passado incluía nomes de pessoas que já morreram há anos; reanálise das provisões contabilísticas para eventuais condenações judiciais, relativas aos processos judiciais pendentes contra a câmara”.

Quanto à empresa municipal, José Machado alertou que “estão contabilizados como ativos valores a receber de subsídios que parece que não se concretizarão para a ópera, assim como de despesas de apoio ao acolhimento da seleção nacional de futebol”.

Este vereador entende que “há valores de ativos registados na contabilidade que são claramente superiores aos valores reais atuais”.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Torneio de Voleibol Feminino de Veteranas em Óbidos

A secção de voleibol da Associação Desportiva de Óbidos levou a cabo a 2ª. Edição do Torneio de Voleibol Feminino de Veteranas, no Pavilhão Municipal, no passado dia 26, reunindo nove equipas e 108 atletas, com idade igual ou superior a 30 anos. A vitória coube à equipa Buzz (Marinha Grande).

veteranas1

Acrotramp Clube de Caldas campeão nacional na categoria de juvenis

A equipa da categoria de juvenis do Acrotramp Clube de Caldas, constituída por Rita Laranjeira, Zoe Mendes, Lara Murtinho e Madalena Gonçalves sagrou-se campeã nacional. Rita Laranjeira é campeã nacional em trampolim individual. Zoe Mendes e Andreia Berto (seniores) alcançaram o pódio no 3º lugar. Rita Laranjeira e Lara Murtinho ficaram em 3º lugar em trampolim sincronizado.

Acrotramp1