Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
13° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C
EDITORIAL

O HINO DA CONTESTAÇÃO RESIGNADA

Clara Bernardino

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
De facto, a tradição já não é o que era. Nós portugueses, que já fomos conquistadores e corremos com os espanhóis do nosso território com estratégias e técnicas inovadoras à época, fizemos uma revolução com cravos em abril de 74 e, agora, revoltamo-nos nas redes sociais e quando não gostamos do que nos fazem, zás, cantamos “Grândola Vila Morena”.

Com toda a consideração que me merece a música de intervenção que serviu para passar mensagens subliminares “no tempo da outra senhora” (que é como quem diz, a Ditadura), não me parece que o caso seja, agora, para flores e canções. Só num país de poetas é que se faz uma revolução assim. Talvez seja do clima, ou do facto de estarmos “à beira mar plantados”, o facto é que brincamos com as palavras, e temos uma tendência incrível em usar a poesia em tudo o que fazemos e dizemos.

A Alemanha e a Áustria são famosas pelos compositores, a França, pelos pintores e escritores, a Itália pelo “Belo Canto”, pintores e escultores, a Espanha pelos toureiros e nós? Nós somos o povo de Camões e de Pessoa e tal como este último dizia “A minha Pátria é a Língua Portuguesa”. Não admira, portanto, que as nossas rebeliões passem por cantar canções de intervenção enquanto os políticos falam.

Em abono da verdade, o povo costuma dizer que “quem canta, seu mal espanta e quem chora, seu mal aumenta”… Quem sabe se é por isso que mesmo antes do regresso da Troika, que vem verificar se nos portámos bem e se fomos bons meninos e cumpridores das regras da União Europeia, desatámos todos a cantar “até que a voz nos doa” para ver se os espantamos mais depressa.

Além da poesia no dia-a-dia, fazia-nos falta uma Padeira de Aljubarrota que, de pá em punho, arrebanhasse seguidores, não de facebook, mas de ideais e se metessem (e nos metêssemos todos) por esses caminhos fora, até chegar a quem pensa que manda, e tornar realidade esse verso tão belo da canção de Zeca Afonso: “O Povo é quem mais ordena dentro de ti, ó cidade”…

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss