Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
15° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
EDITORIAL

O Amor é eterno enquanto durar

Clara Bernardino

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Depois do Carnaval, em que os foliões andaram a expiar os demónios da crise e, quem sabe, os seus próprios, chega o “dia dos namorados”, que de há uns anos a esta parte ganharam um dia que antes não existia, ou pelo menos não era comemorado.

Segundo vários estudos científicos, namorar faz bem à saúde; e não é preciso ter um doutoramento no âmbito da Biologia para perceber isso. Basta observar o comportamento das pessoas quando estão apaixonadas: é como se o tempo estivesse suspenso nas palavras daquele ou daquela que se ama e mais ninguém existisse. É assim, sempre foi assim e continuará a sê-lo.

No entanto, estar apaixonado também é uma “doença” inevitável. Se não fosse uma “doença” porque diriam as pessoas que alguém sofre de “mal de amores”? Até porque os sintomas são muito parecidos: mudanças de humor constantes, dores de cabeça horríveis quando o outro não correspondeu ao que queríamos que fizesse ou dissesse, sobretudo, quando nem imaginava que essa era a nossa vontade…, falta de apetite, tremuras, náuseas, dores de estômago, mãos a transpirar, calafrios, olheiras profundas, noites mal dormidas…

Há dois séculos atrás, morria-se por amor. As obras dos românticos de aquém e além fronteiras fazem prova disso. As heroínas românticas morriam, literalmente, de amor. Mas, afinal, o amor faz bem à saúde e mata? – É como dizia Camões: (…) “Se tão contraditório a si é o mesmo amor?” Não. As senhoras não morriam nem de amor, nem por amor. Simplesmente, deixavam de comer porque se sentiam tristes e deixavam a porta aberta à tuberculose. Afinal, se a causa era o amor, a consequência que levava à morte era outra. O amor pode levar à tristeza, mas não mata. Só mói; pelo menos, assim pensava Pessoa: “O moinho de café mói grãos e faz deles pó. / O pó que a minh’alma é moeu quem me deixa só.”

Para mim, que não sou médica nem poetisa, o amor é a cura para muitos males: o da solidão, o da falta de autoconfiança e até o do complexo de inferioridade. Faz maravilhas pela pele, quando praticado com alguma frequência, torna as pessoas mais sorridentes e felizes, ensina-as a serem menos egoístas. Só que todos os remédios têm contra-indicações…

Com contra-indicações ou sem elas, com alegria, dor, tristeza, euforia e loucura à mistura, o amor deve ser sempre celebrado mesmo “Que não seja imortal, posto que é chama / Mas que seja infinito enquanto dure.”, como tão bem escreveu Vinicius de Moraes.

A equipa que faz o “Região da Nazaré” e o “Jornal das Caldas” deseja a todos os enamorados da região um feliz dia dos namorados! Se ainda não encontrou a sua cara-metade, quem sabe se, hoje, não recebe um presente de S. Valentim? Saia de casa! Quem sabe se o amor não está à sua espera ao virar da esquina?

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss