Q

Previsão do tempo

20° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 19° C
19° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 19° C
18° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 19° C

Expoeste recebeu 40ª Exposição Nacional e Pré Olímpica de Columbofilia

Carlos Barroso

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Decorreu na Expoeste, nas Caldas da Rainha, a 40ª exposição nacional e Pré Olímpica de Columbofilia, onde esteve presente mais de meio milhar de pombos correio.
Estiveram presentes mais de meio milhar de pombos correio/foto Carlos Barroso

Tratou-se de uma iniciativa promovida pela Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC), que procura conciliar a vertente desportiva e a vertente comercial desta modalidade. O objetivo foi mostrar o que de melhor se faz na Columbofilia portuguesa, tendo a exibição nas Caldas sido importante para apurar a seleção nacional que irá representar o país na 33ª olimpíada columbófila, que terá lugar em Nitra, Eslováquia, de 23 a 27 de janeiro. A seleção nacional é composta por pombos correio de duas classes diferentes, sport e standard. Na classe sport foram selecionados os três primeiros classificados, em cada uma das oito categorias em disputa, no caso, velocidade, meio fundo, fundo, absoluta, maratona, borrachos, yearlings e adultos. Na classe standard foram classificados os cinco primeiros machos e fêmeas qualificadas na categoria olímpica. Esteve também presente nesta mostra uma área comercial com cerca de 60 stands representativos de empresas ligadas ao setor da columbofilia ou às principais atividades económicas da região. O Estado-Maior do Exército, através do regimento de transmissões de Lisboa, esteve também presente, exibindo um vasto espólio do antigo pombal militar, que foi reativado no ano passado, e sobre a história do uso do pombo-correio no exército português, com a finalidade de divulgar e preservar a memória de um dos mais ancestrais meios de comunicação. Para José Tereso, presidente da FPC esta mostra “foi um culminar de uma época de enorme sucesso desportivo e de trabalho”. “Com o empenho da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia, conseguimos pela segunda vez consecutiva que as Caldas da Rainha, seja a capital nacional da Columbofilia. Foi um desafio porque nas Caldas há grandes potencialidades, geográficos, estruturas e hoteleiras, que foram fundamentais para se realizar uma exposição nacional. Temos tido sucesso e espero que se continue a apostar na centralidade das Caldas da Rainha”, disse este responsável. O presidente da FPC explicou que os pombos correio estão ao “lado da tecnologia” porque continuam a “enviar mensagens” e também porque cada um “tem um chip”. “A Columbofilia adaptou-se à alta tecnologia. Hoje através de sistema informático conseguimos saber onde o pombo saiu, por onde foi e quando chegou a casa e em poucos minutos temos todas as classificações”, apontou. Esta exposição nacional atrai milhares de visitantes provenientes de todo o país e de Espanha. A columbofilia é uma das modalidades desportivas com maior palmarés desportivo e que mais medalhas têm conquistado nas grandes competições internacionais, como é o caso das olimpíadas, onde Portugal se sagrou, por várias vezes, campeão olímpico.

Carlos Barroso

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

MVD com nove medalhas em jornada de badminton

Nos dias 26 e 27 de abril realizou-se no Centro de Alto Rendimento de Badminton Joaquim José de Oliveira Lopes, nas Caldas da Rainha, a segunda jornada nacional não sénior Sub9, Sub13 e Sub17.

badminton

Exposição sobre a Dinastia de D. Leonor

No âmbito das comemorações do quinto centenário da morte da Rainha D. Leonor, a associação Olha-Te, através das “Aventureiras da Leitura”, elaborou um projeto cultural baseado num trabalho de pesquisa, transformado em artigos que são publicados no Jornal das Caldas uma vez por mês, sob o título "Mulheres na Dinastia de D. Leonor".

mulheres

Troféu Easykart Portugal arrancou no Bombarral

O Troféu Easykart Portugal 2025, que tem a chancela da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), arrancou, no passado fim de semana, no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, com a realização da primeira prova, envolvendo mais de três dezenas de pilotos, distribuídos por cinco categorias distintas.

kart