Este ceramista é descendente direto de duas gerações de barristas, conjugando no seu saber e nas suas mãos o conhecimento profundo da terra, e das suas tradições e crenças mais enraizadas, através de uma expressão plástica que transforma o barro no figurado vivo daquilo que os seus olhos testemunham e a sua imaginação inventa.
Esta ação permitirá aos participantes partilhar experiências para conceber formas, executá-las e proceder à sua decoração entendendo e adotando as técnicas e os processos criativos típicos da cerâmica de Barcelos inspirados por Vítor Baraça. Dá-lhes assim a possibilidade de aplicar e utilizar os conhecimentos adquiridos em formas mais contemporâneas e introduzindo novas variantes no seu trabalho, de forma a abrir novas perspetivas na criação de objetos cerâmicos diferenciados.
O curso, com a duração de 50 horas, é destinado a ceramistas, pintores, artesãos, artistas plásticos, designers, professores que desejam aproveitar esta oportunidade única.
O período em que o curso decorrerá terá sessões intensivas de 2ª feira a sábado, das 9h às 18h30, nas instalações do CENCAL nas Caldas da Rainha. O programa inclui modelação figurativa de cerâmica, incluindo a abordagem das ferramentas e dos materiais, bem como o amassamento e preparação do barro. Serão ainda abordados temas como a criatividade e imaginário da tradição popular, rural, religiosa e contemporânea.
0 Comentários