Q

Previsão do tempo

20° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 23° C
20° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
20° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 24° C

Ciclo de conferências traz figuras públicas às Caldas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE) Centro-Oeste promove um a realização de um ciclo de conferências, a pensar na formação contínua de professores, sobre as temáticas da educação, cultura, ciência e desenvolvimento. O ciclo de Conferências terá o seu início no dia 10 de janeiro, concluindo-se no dia 16 de maio com uma homenagem ao professor Eduardo Lourenço. As sessões decorrerão no auditório da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, às 21:00 h. O CFAE Centro-Oeste é uma entidade pública de formação para os profissionais do setor da Educação, constituído pelas Escolas/Agrupamentos dos concelhos do Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche

Pretende-se com este evento alcançar os seguintes objetivos: Perspetivar os novos desafios que se oferecem à investigação e ao ensino em Portugal; Refletir sobre a ação e interação da interdisciplinaridade na Educação e na Cultura; Conhecer novas ferramentas colocadas ao serviço do conhecimento; Avaliar o papel do Educador no Mundo atual; Sistematizar as novas propostas teóricas e científicas afirmativas na prática docente; Aproximar a Investigação Científica da “ensinança”; Compreender a matriz históricocultural dos modelos de desenvolvimento cultural económico atuais; Determinar abordagens pedagógico-didáticas sobre a Educação, a Cultura e o Desenvolvimento; Focar as dinâmicas de grupo que marcaram decisivamente a cultura humanístico-cívica em Portugal na atualidade; Caracterizar novos fenómenos sociológicos, históricos e filosóficos; Reportar a cultura nacional às dimensões e às consequências da interação com os movimentos culturais internacionais; Traçar vetores temáticos e formais das diversas propostas e modelos históricoculturais-económicos referenciados com a atualidade; Refletir sobre o impacto da cultura na economia da nação; Divulgar temas científicos de última geração; Dar a conhecer alguma da investigação científica, que se faz em Portugal, no âmbito das Ciências; Promover a interdisciplinaridade; Motivar para temas no âmbito da CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade); Promover o enriquecimento científico dos docentes; Relembrar e refletir sobre temas relacionados com algumas áreas científicas como genética, física, matemática, biologia e geologia, matemática e nano materiais; Inferir sobre a relação entre estes temas e a prática letiva; Refletir sobre a história e Filosofia das Ciências e a sua influência no desempenho profissional dos docentes.

Serão oradores: Marçal Grilo (10.01.2013), António Nóvoa (24.01.2013), Olga Pombo (31.01.2013), Manuel Maria Carrilho (07.02.2013), Fernando Regateiro (14.02.2013), Carlos Fiolhais, (28.02.2013), João César das Neves (07.03.2013), Jaime Carvalho e Silva (14.03.2013), Teodora Cardoso (21.03.2013), Mário Silveirinha (11.04.2013), João Serra (18.04.2013), Pedro Abreu (30.04.2013), Teresa Mouga (07.05.2013), Dalila Rodrigues (02.05.2013), Maria Manuel Batista e Eduardo Lourenço (16.05.2013).

Para efeitos de formação contínua, podem inscrever-se neste evento todos os professores dos ensinos básico e secundário em www.cfaecentro.oeste.pt.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.

afetos