Q

Previsão do tempo

18° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C
18° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C
19° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 23° C

Barragem do Arnoia à espera da rede de rega

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A barragem do rio Arnoia, em Óbidos, foi projetada para irrigar terrenos agrícolas, mas a obra está há seis anos parada à espera da conclusão da rede de rega, sem a qual o investimento de 6,5 milhões é inútil. Integrada no projeto hidroagrícola das baixas de Óbidos, a barragem deveria ser a base de uma rede de regadio que garantisse a irrigação de 1300 hectares de terrenos agrícolas. O projeto deveria servir 800 agricultores das freguesias da Amoreira e do Olho Marinho, em Óbidos e do Pó e da Roliça, no Bombarral.

A obra, financiada pelo Orçamento do Estado e por fundos comunitários, ficou concluída em 2005, mas está parada à espera da rede de regadio e do plano de regularização fluvial, inicialmente orçados em 25 milhões de euros e depois aumentados para 40 milhões de euros.

“Um investimento demasiado elevado”, considera a Câmara de Óbidos, que pediu a revisão do projeto. O orçamento do projeto acabou por ser reduzido para 22 milhões,

Segundo a agência Lusa, o volte face no processo está agora dependente da reprogramação do PRODER (Programa de Desenvolvimento Rural), ao qual vão ser candidatadas verbas para concluir o plano de rega.

“Se não existir envelope financeiro para as duas fases da obra (corpo de Óbidos e corpo de Amoreira) pelo menos far-se-á um deles e no próximo quadro comunitário, no pior cenário, far-se-á o resto”, revela o vice-presidente da Câmara, Humberto Marques.

Mas para isso, alerta, é necessário que os trabalhos arranquem no início do segundo semestre de 2013, já que a obra, segundo o calendário do PRODER, terá que estar concluída até final de 2014.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Barómetro – Festival de Intervenção Cultural e Artística

O Teatro da Pessoa, numa parceria com a Junta de Freguesia das Gaeiras e o Município de Óbidos, organiza a II edição do Barómetro - Festival de Intervenção Cultural e Artística, que acontecerá no Convento de São Miguel, nas Gaeiras, de 12 a 19 de maio.

Rute Silva apresenta livro

O auditório municipal Casa da Música, em Óbidos, é palco no dia 18 de maio, pelas 17h30, da apresentação do livro “Diário de Hodgkin”, de Rute Silva.

rute