Q

Previsão do tempo

18° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C
18° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C
19° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 23° C

Ministra visita fábrica de Peniche que anunciou criação de cem postos de trabalho

Carlos Barroso

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Ministra do Mar visitou a fábrica de conservas ESIP, em Peniche, que anunciou investimentos de 1,3 milhões de euros e a criação de uma centena de postos de trabalho até 2015.
A visita também passou pela escola de tecnologia do mar/foto Carlos Barroso

“É um bom exemplo do dinamismo desta indústria, que exporta cada vez mais, e do que o Estado pode fazer enquanto agente facilitador de investimentos”, afirmou Assunção Cristas. O investimento vai ser aplicado em obras de adaptação da fábrica, na ampliação da estação de tratamento de águas residuais e na instalação de um sistema de tratamento de cheiros. O aumento do número de trabalhadores da empresa que emprega, em média, entre 700 a 900 pessoas entre fixas e sazonais, deve-se à ampliação das instalações, na sequência de um acordo para a cedência de um entreposto frigorífico da Docapesca. O espaço, com capacidade para duas mil toneladas de pescado, permite melhores condições de conservação e armazenamento do peixe transformado e cem por cento destinado à exportação nomeadamente, para França, Inglaterra, Holanda e Irlanda. A empresa distingue-se por um novo conceito de conservas que valorizam mais o pescado, desenvolvido nos últimos três anos e que atualmente representa mais de vinte por cento do volume de faturação. A ESIP, detida por capitais tailandeses, fechou o ano passado com um volume de negócios de 60 milhões de euros e prevê, este ano, aumentar a faturação em 10 milhões de euros. A ministra incentivou as entidades do setor apresentarem candidaturas que permitam aproveitar melhor os apoios comunitários do Programa Operacional da Pesca (Promar), cujos níveis de execução não satisfazem o Governo. “O Promar tem garantidos os mínimos de execução, a nível nacional, mas isso não nos satisfaz e queremos que apareçam mais projetos para que possamos gastar bem todas as verbas que temos destinadas”, afirmou. O apelo para que “mais entidades públicas e privadas apresentem projetos com capacidade de execução” foi feito durante a visita à Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, onde a ministra tomou conhecimento da “dinâmica” do Grupo de Ação Costeira do Oeste, entidade que tem prevista a atribuição de 1,1 milhões de euros de investimento na região nos próximos dois anos.

Carlos Barroso

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Barómetro – Festival de Intervenção Cultural e Artística

O Teatro da Pessoa, numa parceria com a Junta de Freguesia das Gaeiras e o Município de Óbidos, organiza a II edição do Barómetro - Festival de Intervenção Cultural e Artística, que acontecerá no Convento de São Miguel, nas Gaeiras, de 12 a 19 de maio.

Rute Silva apresenta livro

O auditório municipal Casa da Música, em Óbidos, é palco no dia 18 de maio, pelas 17h30, da apresentação do livro “Diário de Hodgkin”, de Rute Silva.

rute