Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
15° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
15° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 25° C
EDITORIAL

A Morte Lenta da Democracia

Clara Bernardino

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Por mais incrível que nos pareça hoje, a democracia foi inventada na Grécia antiga e significa “vontade do Povo”, ou pelo menos, significava – naquela época.

Os séculos foram passando e trouxeram consigo outros regimes em que faltavam as virtudes e sobejavam os defeitos.

Em Portugal, depois da Monarquia, surgiu a Ditadura (outra espécie de monarquia, mas sem pompa e circunstância) e só quando esta caiu da cadeira do poder, pôde nascer das cinzas de um povo, oprimido e amordaçado, a dita democracia que já tinha sido inventada pelos gregos há séculos.

Caminhou muito devagar essa Democracia. E, para que ela chegasse, muitos homens e mulheres foram detidos, massacrados e humilhados só por se terem feito ouvir, só por terem dito o que pensavam das excelências todas que governavam o país, que era mais seu do que deles. Foram perseguidos pela PIDE, foram atirados para o fundo de calabouços de fortes; outros houve que foram exilados, como se a Pátria-Mãe estivesse a renegar os seus filhos só porque eles tinham aprendido a pensar…

É relativamente nova, a nossa Democracia. Se de uma mulher se tratasse, diríamos que está em idade ativa. Tem muito para dar ao país. Mas está doente. Muito doente. Então se ela representa a vontade do povo e este tem a oportunidade de escolher quem há de governar, como podemos ter andado para trás no tempo ao ponto de manifestantes serem presos por mostrarem o seu descontentamento? Afinal, pensar e dizer em voz alta o que se pensa voltou a ser crime?

O que podemos pensar dessas forças policiais formadas por portugueses que tal como nós têm pais, filhos, problemas e dívidas e que arrastam outros portugueses como se fossem criminosos para trás das grades?

A Monarquia e a Ditadura ainda sobreviveram durante mais tempo. A Democracia tem a morte diagnosticada e jaz, moribunda, à espera que a morte a leve. Só há uma solução para ela: uma nova revolução. Mas para isso, são precisos homens e mulheres de coragem. E o nosso chão já não produz dessa casta…

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Empate com o Amora mantém o Caldas em segundo lugar

Amora FC e Caldas SC disputaram no passado sábado, no estádio da Medideira, uma partida a contar para a jornada 8 que terminou com igualdade a uma bola. Com este resultado, o Caldas soma 18 pontos e mantém-se em segundo lugar, mantendo tudo em aberto para as últimas duas jornadas na Série 2 de manutenção na Liga 3.

caldas2

Rampa Foz do Arelho

O cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no último domingo de abril (dia 28), vai ser palco de uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integra o calendário da Series by NDML, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

rampa

Apresentado livro “Doce Viagem”

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), no âmbito do Festival “Latitudes – Literatura e Viajantes”, organizado pela Câmara Municipal de Óbidos, realizou no dia 12 de abril uma sessão de apresentação e lançamento do livro “Doce Viagem – Um roteiro dos doces de Natal na América Latina”, um projeto que resultou de uma parceria entre a Casa da América Latina (CAL) e a EHTO.

doce