Q

Previsão do tempo

12° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 17° C
12° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 17° C
13° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 18° C

Concurso de gastronomia com 16 restaurantes das Caldas e Óbidos

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O 16º Concurso de Gastronomia da Associação Comercial dos Concelhos das Caldas da Rainha e Óbidos (ACCCRO) apresenta “as melhores ofertas dos restaurantes”, sendo “uma oportunidade para conhecer os sabores desta região”, considera o presidente da associação, João Frade.
Apresentação do evento num almoço na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

16 restaurantes (13 das Caldas e 3 de Óbidos) estão a concurso de 9 de novembro a 2 de dezembro, com ementas completas de gastronomia tradicional ou cozinha internacional, que incluem pratos como rojoada de porco preto, osso buco em palete de cores, duo de enguias da lagoa sobre migas de lingueirão com aroma de coentros, lombinhos de porco confitados com castanhas e boletos, arroz de tamboril, entre outros.

Há entradas como peixinhos da horta, pera aromatizada com queijo gratinado, morcela de arroz com maçã reineta, empada de amêijoa da lagoa, cocktail do mar, queijo seco de Alfeizerão, bolo do caco com manteiga de alho, tartelete de cogumelos com camembert e colis de ruibarbo, entre outras, sopas como canja de perdiz, sopa castanha em copo 3, creme de abóbora e crocante de maçã, e sobremesas como pera rocha com doce conventual e molho de gengibre, maçã em dueto de licores, pudim de requeijão com amêndoa, ópera de frutos vermelhos, mousse de amêndoa com frutos do bosque, farófias, trouxas de ovos com laranja, marmelo em quatro variações, barrigas de freira e um enorme rol de iguarias.

Vinhos, digestivos e café completam a refeição, com preços que variam entre os 17 e os 79,60 euros.

A ACCCRO lançou um guia do concurso, onde constam todas as ementas, assim como um roteiro noturno com vários bares e pubs da região, bem como informação turística sobre os concelhos de Caldas da Rainha e Óbidos, com cupões de desconto e ofertas.

Participam a Adega do Albertino (Imaginário), Adega Velha (Fanadia), Bowling Caldas, Casa Antero (Caldas), Lidador (Óbidos), Links (Praia d’El Rey), Maratona (Caldas), O Chumarrão (Coto), O Cortiço (Tornada), O Cruzeiro (Salir de Matos), O Lagar do Canas (Salir de Matos), O Selim (Caldas), O Traçadinho (Capeleira), Paraíso (Estrada de Tornada), Taberna do Manelvina (Cruzes) e Sabores D’Itália (Caldas).

Um júri técnico irá percorrer os restaurantes e avaliar os pratos e o serviço. Os clientes que provarem as ementas a concurso habilitam-se a ganhar um fim de semana no Algarve para duas pessoas.

Apresentação ao almoço

A apresentação do concurso teve lugar no restaurante de aplicação da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), nas Caldas da Rainha, um dos parceiros do evento.

Os alunos de Técnicas de Cozinha e Pastelaria do 2º ano prepararam a ementa do almoço, servido pelos alunos de Técnicas de Restauração e Bebidas do 2º ano: Tortilha do campo com alfaces e crocante de chouriço, creme de nabo açafroado com apontamento de arroz selvagem, ensopado de borrego e cornucópias com doce de ovos de chocolate.

O presidente da ACCCRO destacou a importância do concurso “num ano de dificuldades”, apontando que “serve para os restaurantes elevarem padrões de qualidade e competirem entre si”.

José Parreira, em representação de Câmara de Óbidos, manifestou esperar que “os restaurantes saibam compreender o impacto que estes concursos têm para a construção de um destino turístico na região”, enquanto que Tinta Ferreira, vereador na Câmara das Caldas, elogiou a parceria com a EHTO, porque “sem restaurantes não é possível ter mercado para os alunos que daqui saírem”, lançando um repto para uma maior participação de restaurantes no próximo ano.

O diretor da EHTO, Daniel Pinto, revelou que na mesma altura da apresentação estava a decorrer na escola um almoço da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, sublinhando que “o vinho tem uma importância grande na refeição”.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Encerramento de espaços na Serra de Montejunto

Na sequência dos danos provocados pela depressão Martinho, a Real Fábrica do Gelo, o Parque das Merendas, o Centro de Interpretação Ambiental, o bar e o Parque de Campismo na Serra de Montejunto, no Cadaval, encontram-se encerrados por não reunirem as condições de segurança necessárias.

montejunto

Idoso assassinado em casa por estrangeiro com quem se desentendeu

Agostinho Almeida, um idoso de 71 anos, foi morto à facada na madrugada de sexta-feira na sua casa, na aldeia de Amoreira, no concelho de Óbidos, na sequência de divergências com um homem de 31 anos. A esposa e o filho da vítima mortal também foram atacados e sofreram ferimentos graves. O autor confesso destes crimes foi detido.

homicidio2