As duas instituições partilharam o primeiro prémio, recebendo o CEERDL 105 mil euros. Foram atribuídos 500 mil euros em menções honrosas a outras 16 instituições particulares de solidariedade social, de norte a sul do país. No total, o BPI apoiou 18 instituições, de entre 257 candidaturas, selecionadas com base na qualidade técnica do projeto apresentado.
Criado em 2010, o Prémio BPI Capacitar é considerado um dos maiores prémios de responsabilidade social em Portugal. O BPI Capacitar pretende apoiar e dar visibilidade a projetos de inclusão social que possam fazer a diferença na sociedade, através de um financiamento na forma de donativo, em dinheiro e sem qualquer contrapartida. No total já foram entregues mais de um milhão e meio de euros a diferentes instituições portuguesas.
A seleção das duas instituições distinguidas com o 1º prémio ex-aequo baseou-se na qualidade técnica dos projetos apresentados.
O Centro Comunitário Paroquial da Ramada trabalha pela defesa dos direitos humanos, a erradicação da pobreza e a promoção da inclusão social. Para além de possuir um Serviço de Apoio Domiciliário para pessoas com deficiência conta com um Centro de Atividades Ocupacionais cujo objetivo é atender e integrar pessoas com deficiência a partir dos 16 anos que, após a conclusão da escolaridade obrigatória, não tenham oferta de trabalho.
O CEERDL é uma cooperativa de solidariedade social fundada em 1976. Desde a sua fundação, dedica-se à prestação de serviços que promovam a qualidade de vida de pessoas com incapacidades e das suas famílias, com vista ao desenvolvimento das condições de acesso aos seus direitos de cidadãos, em igualdade de oportunidades.
Na sua 3ªedição, o Prémio BPI Capacitar valoriza a aposta do CEERDL no emprego destas pessoas na área de produção de flor de corte.
A Floricultura do CEERDL é uma resposta de emprego, que privilegia a empregabilidade de pessoas com deficiência e contribui para a construção de percursos pessoais de participação social, inclusão e auto determinação.
Iniciada em 2001, em terreno cedido em direito de superfície pela Câmara Municipal de Caldas da Rainha ao CEERDL, esta exploração florícola com cerca de três hectares produz anualmente perto de 650 mil pés de coroa imperial (Lilium), emprega 14 colaboradores, dos quais 9 com incapacidades e os seus parceiros comerciais de referência são revendedores e distribuidores regionais e nacionais.
O valor do prémio destina-se a melhorar e inovar condições de produção e de ampliação da zona produtiva, designadamente implementação de sistemas de rega, fertilização automática e estufas novas, construção e melhoria das áreas de apoio (secretaria, refeitório e balneários) e aquisição de equipamentos (trator agrícola e câmara frigorífica).
As restantes instituições contempladas foram a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual, Associação de Ajuda ao Recém-Nascido, Associação do Porto de Paralisia Cerebral, Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental da Covilhã, Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Faro, Associação Salvador, Associação Seara de Trigo, Centro de Bem-Estar Social de Arronches, Centro Social Paroquial de Pinhal Novo, Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Águeda, Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados, Misericórdia – Obra da Figueira, Santa Casa da Misericórdia de Portalegre e Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla.
Francisco Gomes
0 Comentários