Esta iniciativa, pretende promover e divulgar o que se faz atualmente, no âmbito do artesanato tradicional religioso.
Maria Teresa Sáez Salgado e Rita Maria Elias Sáez, naturais de Caldas da Rainha, dedicam-se ao artesanato religioso, na elaboração de registos religiosos, presépios, memórias e Meninos Jesus, desde 2005, ano em que frequentaram pela primeira vez as aulas do Grupo São Silvestre, no Museu Agrícola de Riachos.
A sua aprendizagem por este tipo de artesanato despertou através de uma oferta familiar de um registo de Santa Escolástica do séc. XIX. Esta expressão devocional que floresceu nos conventos e que teve uma forte difusão em Portugal, sobretudo em meados do século XVIII, a par da proliferação e circulação de gravuras e estampas à escala internacional, foi transposta para os lares cristãos, manifestando a fé do povo português.
Registos e objetos de devoção, cuja influência espiritual e cultural se patenteia num processo criativo que apela a um sentido estético muito particular das autoras. Estas manifestações religiosas em torno dos santos da “nossa devoção” são sinais iconográficos, momentos de fé, que testemunham o cumprimento de um voto, de um sentir religioso identitário que salvaguarda o património cultural religioso.
0 Comentários