Q

Previsão do tempo

17° C
  • Monday 28° C
  • Tuesday 31° C
  • Wednesday 26° C
17° C
  • Monday 30° C
  • Tuesday 33° C
  • Wednesday 27° C
17° C
  • Monday 34° C
  • Tuesday 37° C
  • Wednesday 31° C

Passeio de pasteleiras pela cidade das Caldas

Carlos Barroso

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi uma boa forma de comemorar o dia da república nas Caldas, aquela que se viu no final da manhã de sexta-feira, com um passeio de pasteleiras (bicicletas antigas) e um piquenique no meio da cidade.
Dezenas de pasteleiras invadiram a cidade/foto Carlos Barroso

A iniciativa é das gentes do Campo, através do Grupo de Amigos da Natureza, secção de cicloturismo da Associação de Cultura e Recreio do Campo, que outrora não deixaram cair o corso carnavalesco da cidade e organizavam a maior festa da cerveja nas redondezas, e que agora avançam com este evento, que já vai na sua sexta edição e a passos vai marcando história. Este ano com o título “Uma viagem de bicicleta pela história e pela etnografia”, dezenas de pasteleiras invadiram a cidade e cerca de meia centena de pessoas assistiu ao piquenique improvisado e à descamisada do milho (retirar a folhagem do milho) bem no coração da cidade. O que começou por ser uma brincadeira para juntar amigos que gostam de bicicletas é hoje um evento que reúne mais de uma centena de participantes, de todas as idades e oriundos de vários pontos do país. Montados em bicicletas clássicas e rigorosamente trajados, contam a história de “épocas e profissões”, num verdadeiro quadro vivo. Os temas ligados à terra e às atividades tradicionais dão o mote que, a cada ano, inspiram os participantes a recriar cenários históricos cada vez mais rigorosos e ricos. Esse tem sido um dos cuidados da organização que ao longo das várias edições tem estimulado os participantes a levar cada vez mais a sério o seu “papel”, escolhendo adequadamente os elementos que compõem os trajes e as próprias bicicletas, com pormenores que valorizam o evento, para lá das “estrelas de duas rodas”. Este ano e talvez por ter estado por cá a televisão, o presidente da câmara, Fernando Costa, trajado a rigor, andou de pasteleira, comeu, bebeu e viu como se batia o milho. O seu vice presidente, Tinta Ferreira, preferiu aparecer a pé, mas participou no piquenique, acompanhado do presidente da associação comercial, João Frade.

Carlos Barroso

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Praia da Foz recebe painéis da campanha “Não Há Oceano B!”

A Associação ‘Bora Ambientar, organização portuguesa não governamental de ambiente, lançou a campanha “Não há Oceano B!” para sensibilizar os utentes das zonas balneares sobre a relação entre o consumo de produtos descartáveis, especialmente de plástico, e a poluição dos ecossistemas marinhos.

painel

João Almeida entre os melhores do mundo termina Volta à França no 4º lugar

O esloveno Tadej Pocagar foi o grande dominador da mais emblemática prova ciclística do mundo e teve a seu lado, como apoio fundamental, o caldense João Almeida, seu colega de equipa na UAE Team Emirates, que terminou em 4º lugar na primeira vez que correu o Tour de France, um excelente resultado por terem competido os melhores ciclistas da atualidade.

almeida 1