Q

Previsão do tempo

29° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 22° C
29° C
  • Wednesday 28° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 23° C
38° C
  • Wednesday 32° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 24° C

Parque Tecnológico de Óbidos arranca com a construção dos edifícios centrais

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No seguimento do Concurso de empreitada dos edifícios centrais e arranjos exteriores do Parque Tecnológico de Óbidos, no qual participaram catorze concorrentes, foi selecionada a empresa MRG, Engenharia e Construção S.A, que será responsável pela obra. O valor total da empreitada de construção é de 5,4 milhões de euros, verba incluída no programa estratégico Inov C, liderado pela Universidade de Coimbra.
Perspetiva do futuro cenário

O Inov C pretende desenvolver um ecossistema de inovação na região Centro e permite ao Parque Tecnológico de Óbidos, um dos parceiros nucleares do programa, o acesso a apoio comunitário, através do QREN, destinado a parques de ciência e tecnologia e a incubadoras de base científica e tecnológica. A percentagem de apoio comunitário negociada é de 85%.

Os edifícios, com projeto do Arquiteto Jorge Mealha, terão uma área total de construção superior a 4.000m2, o que vai permitir aumentar a oferta e as alternativas existentes para as empresas e empresários.

Esta é uma oferta que permitirá disponibilizar melhores condições de instalação, de infraestrutura tecnológica, de cooperação entre as empresas e instituições parceiras (com destaque para a Universidade Técnica de Lisboa, a Universidade de Coimbra, o Instituto Politécnico de Leiria e a ETIC – Escola Técnica de Imagem e Comunicação), mais serviços de apoio e excelentes condições de trabalho. Para além dos serviços existentes, das acessibilidades, da proximidade a Lisboa e da possibilidade de apresentação de candidaturas em projetos com apoio comunitário, que a equipa gestora já oferece às empresas, o Parque passará a contar, com os novos edifícios, com mais argumentos para a instalação de empresas.

Destaca-se ainda a componente da sustentabilidade associada à construção e manutenção dos edifícios. Quase metade do edifício está coberta por uma estrutura vegetal criada sobre as coberturas dos espaços, com o objetivo de maximizar a disponibilização de zonas verdes de enquadramento e de fruição. As zonas verdes são maioritariamente plantadas com espécies adaptadas ao clima da região que requerem uma baixa manutenção bem como a consequente redução das necessidades de rega. A obra deverá estar concluída ainda em 2013.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Óbidos Criativa no Nacional de Masters com 14 pódios

O Clube de Natação Óbidos Criativa (OC) participou no Campeonato Nacional de Masters de Verão, realizado de 4 a 7 de julho no complexo de piscinas de São João da Madeira. Os nadadores de Óbidos alcançaram 14 pódios, com cada atleta a conquistar pelo menos um lugar no pódio.

Masters

Ministro assinala 100 dias de Governo no Cadaval

Para assinalar os primeiros 100 dias de governação, o PSD organizou, em todo o país, reuniões abertas aos militantes e simpatizantes, com a participação de um ministro. Foi neste contexto que, no passado dia 10, o ministro-adjunto da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, esteve no Cadaval.

ministro