Q

Previsão do tempo

6° C
  • Monday 9° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 12° C
6° C
  • Monday 9° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 12° C
5° C
  • Monday 9° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 12° C
Basquetebol

Pimpões na senda das vitórias

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Além dos Sub-18 Masculinos, estrearam-se nas competições oficiais as equipas de Sub-14 Masculino, Sub-16 e Sub-19 Feminino.

Os mais jovens dos Pimpões receberam no Pavilhão Rainha D. Leonor a equipa do Marinhense e, sem muita dificuldade, foram paulatinamente fazendo subir o resultado, atingindo o impressionante marcador de 149-19.

O treinador da equipa, Henrique Martins, resumiu assim o jogo: “Boa prestação dos meus atletas, que mostraram uma boa intensidade para o início da época, transições rápidas e uma boa organização ofensiva”.

As Sub-16 Femininas deslocaram-se a Pombal, para defrontar a forte equipa local, registando uma derrota por 97-41, que resulta do facto de ser uma equipa ainda jovem, com atletas que estão a fazer a sua 1ª e 2ª época e com algumas atletas mais experientes não terem podido contribuir estando presentes no jogo. Mesmo assim, viram-se bons momentos de basquetebol por parte das caldenses.

Por sua vez, as Sub-19 Femininas deslocaram-se ao Soutocico, defrontando uma equipa sempre complicada, mas a vitória por 73-57 teve ainda um melhor sabor devido à precoce exclusão, por acumulação de faltas, da capitã Júlia Ribeiro e da sub-capitã Helena Sábio, as atletas mais experientes da equipa, o que demonstra que a equipa demonstra profundidade de banco.

Os Sub-18 Masculinos deslocaram-se à casa do BIR em Valado de Frades, uns adversários leais mas sempre temidos pela sua agressividade defensiva e por dar tudo por tudo no jogo. No entanto, os sinais que deram na pré-época e no 1º jogo vieram a confirmar-se, com a equipa caldense a demonstrar a sua clara superioridade.

O técnico Miguel Sousa comentou que “obtivemos uma vitória por 66-47 num jogo em que cedo marcámos a nossa superioridade fruto de uma atitude defensiva muito boa (2º e 3º períodos com 7 e 8 pontos sofridos, respetivamente). Ao contrário do que aconteceu no 1º jogo, o último período, com recurso a jogadores menos utilizados, não correu bem, sofrendo 19 pontos. Claramente algo a rever rapidamente. Ficam na retina alguns momentos de muito bom basquetebol coletivo ofensivo que dão-nos um gozo imenso mas que também ajudam a divulgar a modalidade”.

Jovens árbitros caldenses em ação de promoção de potenciais talentos

O Basquetebol não é só constituído por atletas, treinadores, dirigentes e adeptos. Há uma categoria de agentes desportivos muitas vezes desprezados, quando não ofendidos: os Juízes.

A arbitragem é uma atividade nobre e pouco valorizada, onde nem sempre os jovens se reveem. Mas os árbitros não nascem de “geração espontânea” e muitas vezes são atletas e ex-atletas que abraçam esta importante faceta da modalidade.

O Conselho de Arbitragem da Federação, além das ações de promoção para subida de categoria, criou há 4 anos um programa denominado “Potenciais Talentos da Arbitragem”, em que árbitros jovens a quem se reconhece um especial talento para a Arbitragem concorrem para um programa de treino e acompanhamento específico, no intuito de otimizar a sua performance e lançar a sua carreira futura.

A família do Basquetebol dos Pimpões tem esta época dois jovens formados na sua “escola” – Gonçalo Chust, 17 anos, estudante de Ciência Política no ISCTE, atleta Sub-18 dos Pimpões, e João Santos, 18 anos, estudante de Engenharia Informática na FCUL, ex-atleta dos Pimpões.

Foram designados pelo Conselho de Arbitragem Distrital para frequentar a 1ª ação de formação, na Anadia de 19 a 21de outubro. Nesta ação, foram submetidos a testes físicos, teóricos e de vídeo, além de atuarem em dois jogos sob a observação de comissários técnicos de elevado gabarito.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Procissão das chouriças

Decorreram entre 20 e 22 de janeiro, em Valado dos Frades, na Nazaré, as Festas em Honra de São Sebastião, tendo o ponto alto sido a procissão, em que participaram dezenas de grupos com os seus andores de oferendas e devoção religiosa, e o famoso leilão das...

chouricas

Óbidos no Congresso Nacional de Desporto

No passado dia 23 de janeiro realizou-se em Barcelos o Congresso Nacional de Municípios Amigos do Desporto, com a participação de 167 autarquias, entre as quais a de Óbidos, tendo sido partilhadas algumas práticas de programas desenvolvidos em diferentes...

congresso

7.ª Entrega de “Kits Recém-Nascido”

Decorreu no passado dia 16, no Auditório dos Paços do Concelho do Cadaval, a sétima entrega de Kits Recém-Nascido, no âmbito do projeto "Oeste +Grávida". A cerimônia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, José Bernardo Nunes, e de Carla Serrenho...

kit