Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C

Manifestação cultural contra a austeridade

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Cerca de três centenas de pessoas concentraram-se no passado sábado na Praça 5 de Outubro, nas Caldas da Rainha, para ao longo de cinco horas manifestarem “o espírito de insubmissão que se sente nas ruas de todo o país”. Música de intervenção, teatro e poesia deram o mote para o slogan “A Cultura junta-se à Resistência”. “Este Governo mentiroso e tirano/De Passos, Portas e Gaspar/Já empobreceu o país e o povo/Emigrem eles, em vez de mandar”, lia-se num cartaz.
Tânia Leonardo foi uma das artistas empenhadas no evento/foto Carlos Barroso

“Se não tivermos cultura no país não temos conhecimento. Estamos a caminhar para ficar sem cultura. As pessoas não têm dinheiro para usufruir da cultura nem os artistas dinheiro para continuar a criar. Estamos a chegar a um ponto de sufoco. Ficamos sem cultura e com austeridade”, manifestou Tânia Leonardo, uma das organizadoras do evento. A atriz fez ainda a comparação: “O chimpanzé tem uma grande diferença do Homem, porque tem a noção do ser mas não tem a noção do conhecimento, que se adquire através da cultura. Ou seja, sem isto vamos todos para o Jardim Zoológico, até já estão a melhorar as infraestruturas, e passamos todos a ser chimpanzés”.

Um conjunto de artistas de várias áreas juntou-se a várias pessoas, a maioria ligada ao Bloco de Esquerda, que estiveram envolvidas no apelo à mobilização e manifestação de dia 15 de setembro sob o lema “Que se lixe a troika! Queremos as nossas Vidas” para lançar este evento cultural.

Participaram Os Russos, Manuel Freire, Teatro da Rainha, Patrícia Costa, Fábio Capinha e Banda 74.

“É importante que as pessoas se mobilizem perante um conjunto de medidas gravosas para a sociedade portuguesa. A cultura e as artes também são atingidas, embora não se fale muito nisso, e podem ser uma voz crítica e de alerta para uma situação que se encaminha para medidas ainda mais lesivas”, manifestou José Carlos Faria, do Teatro da Rainha.

A presença de público ficou, no entanto, aquém das expectativas. “Esperava mais gente”, admitiu.

A oportunidade foi aproveitada para um conjunto de cidadãos distribuir convites à população para participar em projetos coletivos que “mudem para melhor o ambiente cultural em que vivemos e que revitalizem o tecido social da cidade e da região”.

Trata-se do Co.Mu.NI.cA – Colectivos para a Mudança e uma Nova Intervenção Cultural Autónoma, que pode ser contatado pelo e-mail comunica.cr.colectivosocial@gmail.com.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Barbeiro desaparecido

Um barbeiro brasileiro, de 42 anos, está desaparecido desde 3 de março, havendo suspeitas de que se possa ter afogado no mar na Foz do Arelho, localidade onde residia, mas não havendo testemunhas todas as hipóteses estão em aberto, tendo o caso sido comunicado ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

desaparecido0