Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
EDITORIAL

PARA ONDE CAMINHA PORTUGAL?

Jaime Costa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Impostos e mais impostos são as palavras de ordem apresentadas pelo primeiro-ministro e, também, pelo ministro das finanças, sempre que se dirigem aos portugueses.

Agora, o agravamento fortíssimo da austeridade inclui, no seu pacote, para além dos acréscimos do IRS e do IMI, o aumento da Taxa Social Única (TSU) em 7% para todos os trabalhadores, passando as empresas a beneficiar de um corte nos descontos para a segurança social de 5,75%.

Com estes anúncios, o governo conseguiu a proeza de virar contra si os mais variados setores da vida portuguesa: empresários, trabalhadores, pensionistas, sindicatos, economistas, analistas políticos e destacadas personalidades oriundas de várias sensibilidades.

Adriano Moreira, professor catedrático, antigo ministro de Salazar e ex-lider do CDS à entrada para um jantar de homenagem afirmou que “ a pressão tributária tem limites”.

Para Bagão Félix, ex-ministro do CDS “ estamos perante uma indecência fiscal”.

O líder da juventude social democrata disse que “prefiro cortar no estado a cortar nas pessoas” e adiantou “só três grandes empresas cotadas em bolsa encaixam 50 milhões de euros por ano com a baixa da TSU”.

Já Marcelo Rebelo de Sousa, referindo-se aos novos impostos, afirmou que o governo “ para o mexilhão foi concreto mas para as fortunas foi vago” e foi mais longe ao dizer “ quando ouvi a declaração de Passos Coelho, fiquei gélido”.

As centenas de declarações de indignação de importantes figuras públicas, com origens ideológicas diferentes, demonstram bem o desgoverno, a arrogância e a insensibilidade dos governantes.

Até para a histórica Manuela Ferreira Leite (PSD) “ se continuarmos com estas medidas, em 2014 o país está destruído” e adianta “ só por teimosia se pode insistir nessas medidas” referindo mesmo “ parece que se quer ficar igual à Grécia de propósito”.

Mário Soares mostra-se indignado e acrescenta ” o PS só pode chumbar o orçamento”.

Para Abebe Selassie, chefe da missão do FMI “ simplesmente reduzir salários ( em Portugal ) não vai resultar”.

No meio de todo este coro de protestos o PM durante a sua entrevista dada à RTP, na passada quinta-feira, pouco explicou e as suas respostas em nada convenceram a maioria dos portugueses, levando às ruas das principais cidades do país, milhares de indignados, no passado sábado.

E das duas uma – ou o governo cede em algumas medidas, em especial na TSU, ou o país poderá ficar ingovernável o que seria péssimo para todos.

Talvez com menos arrogância e teimosia Portugal possa encontrar, com serenidade, uma saída para a crise.

ASSIM É QUE NÃO VAMOS LÁ!

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss