Assinalando o culminar da sua jornada académica e a entrada em pleno na vida profissional, a exposição tem como principal objetivo a divulgação do trabalho dos finalistas da ESAD.CR, espelhando um percurso académico de três anos. A iniciativa surge também como um balanço em forma de leitura pessoal, clarificando e demonstrando a liberdade de expressão criativa, patente na diversidade dos trabalhos expostos.
Nuno Mangas, presidente do Instituto Politécnico de Leiria, salienta que “a ESAD.CR é, verdadeiramente, uma escola única no País”, explicando que “é altamente reconhecida nacional e internacionalmente, tem um corpo docente altamente qualificado e reputado, formando diplomados conceituados e premiados como designers, realizadores, artistas plásticos, entre muitos outros”.
Já Susana Rodrigues, diretora da ESAD.CR, destaca “os prémios que os alunos e professores têm recebido em competições nacionais e internacionais, que são mais de 250 até ao momento, e em todas as nossas áreas de formação”. “Esta é, aliás, uma mais-valia que é potenciada pela grande capacidade de internacionalização e cooperação internacional desta escola, que tem atualmente parcerias com duas dezenas de países, tendo recebido no ano passado cerca de 40 alunos estrangeiros”, aponta.
A ESAD.CR iniciou a atividade letiva em 1990 com três cursos de bacharelato, aptos a colmatar a falta de competitividade da indústria cerâmica e a ausência de técnicos superiores qualificados nos domínios das Artes e Design. Atualmente ministra sete licenciaturas, de Artes Plásticas, Design de Ambientes, Design Industrial, Design Gráfico e Multimédia (nos regimes diurno e pós-laboral), Som e Imagem (nos regimes diurno e pós-laboral), Teatro e Design de Cerâmica e Vidro, um curso único no País; e ainda cinco mestrados, em Artes Plásticas, Design Gráfico, Design de Produto, Gestão Cultural e Teatro.
Da sua oferta constam também os Cursos de Especialização Tecnológica, de formação pós-secundária e requalificação profissional, de Construção e Administração de Websites, Desenvolvimento de Produtos Multimédia, Ilustração Gráfica, que são frequentados por uma centena de alunos.
Tem atualmente cerca de 1400 estudantes, 130 docentes, e perto de 37 colaboradores não docentes. Com uma ampla capacidade técnica, a Escola inclui oficinas tradicionais e de multimédia (Audiovisual, Digital/gráfica, Serigrafia e gravura, Madeira, Metal, Cerâmica e vidro e Teatro), laboratórios (prototipagem e fotografia) e um estúdio de fotografia, para além das inúmeras salas-ateliê, auditórios e anfiteatros, cantina e outros espaços coletivos dirigidos à comunidade académica.
0 Comentários