No ranking nacional de instituições de ensino superior, referente ao ano letivo 2010/2011, o IPL detinha a maioria de CET registados no País. Este é o resultado da aposta do IPL nesta tipologia de formação, que permite a obtenção de uma qualificação profissional de nível V e o prosseguimento de estudos no ensino superior em condições vantajosas para os estudantes.
O IPL foi uma das primeiras instituições de ensino superior a ministrar este tipo de formação no país, tendo sido mesmo o primeiro instituto politécnico a fazê-lo. Os CET definem-se como formações pós-secundárias, não superiores, que visam conferir qualificação profissional de Nível V. Para dinamizar e coordenar a sua oferta formativa nesta área, o instituto criou em 2004/2005 o FOR.CET – Centro de Formação para Cursos de Especialização Tecnológica, que nesse mesmo ano letivo registou 60 alunos inscritos, número que em apenas dois anos viria a aumentar para os 1131.
Na última fase de candidaturas, que decorreu em setembro de 2011, o IPL registou uma procura duas vezes superior ao número de vagas abertas. 1579 candidaturas resultaram na colocação de 817 novos estudantes, tendo constituído o maior número de candidaturas e estudantes colocados numa única fase. No ano letivo de 2011/2012, o número de novos estudantes em CET registou um aumento de 20,4%, comparativamente ao ano letivo de 2010/2011, que registou 657 novos alunos.
José Manuel Silva, vice-presidente do IPL, refere que “os números comprovam a importância e o crescente reconhecimento deste tipo de formações na nossa área de influência, não só por parte dos alunos que apostam nos CET, como por parte das empresas e instituições que os acolhem e que têm oportunidade de conhecer a qualidade da formação ministrada pelo IPL, e consequentemente a qualidade dos conhecimentos aprendidos pelos diplomados e a mais-valia que estes lhes podem trazer”.
Com uma vasta oferta formativa em áreas que vão das energias renováveis à multimédia, passando pelas técnicas de gestão comercial e vendas, tecnologias de informação, qualidade alimentar, gestão de oficina automóvel, gestão hoteleira, entre outros, os CET do IPL têm promovido a inserção de novos diplomados no mercado de trabalho e também a melhoria das condições daqueles que já se encontram empregados.
“Apesar deste tipo de formações ser direcionado a um público variado, de diversas faixas etárias, muitos dos nossos dos nossos estudantes dos CET são pessoas que já estão no ativo, mas que pretendem evoluir na carreia e adquirir novas ferramentas para concretizar projetos pessoais ou seguir uma licenciatura”, explica José Manuel Silva, considerando ainda que se trata “de uma excelente oportunidade para quem está fora do sistema de ensino há algum tempo voltar a estudar, conciliando competências e novas aprendizagens”.
Além dos titulares de um curso secundário, podem candidatar-se aos CET todos aqueles que, embora não tendo este nível de ensino, reúnam condições exigidas pela legislação em vigor, por exemplo, os detentores de qualificação profissional nível três, titulares de um diploma de especialização tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior, maiores de 23 anos com currículo que o justifique, entre outros. Podem ainda candidatar-se a um CET os alunos, que tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10.º e 11.º anos, e tendo estado inscritos no 12.º ano de um curso de ensino secundário, ou de habilitação legalmente equivalente, não o tenham concluído.
Ao titular de um CET é conferido um diploma com grau de especialização profissional, complementar ao ensino secundário, que lhe permitirá prosseguir estudos ingressando no ensino superior. A entrada no ensino superior é feita mediante concurso especial, cabendo posteriormente a cada uma das instituições de ensino superior definir quais os CET que facultam o ingresso em cada um dos seus cursos, bem como número de vagas disponíveis nestas situações.
“Os nossos CET apresentam um conjunto de características próprias que favorecem a empregabilidade”, explica José Manuel Silva, “desde logo o facto de manterem uma componente de formação em contexto de trabalho que, através do estágio curricular, permite aos estudantes um contacto próximo com o mercado de trabalho, sob orientação da instituição e no seguimento de uma formação técnica altamente direcionada para essa integração profissional”.
Para garantir a inserção dos seus alunos em estágio, de forma a aprofundar e colocar em prática os conhecimentos apreendidos durante o curso, a instituição de ensino possui um vasto leque de acordos com várias empresas e organizações. Os CET do IPL asseguram ainda uma formação ministrada por um misto de docentes do ensino superior e outros formadores especialmente contratados no âmbito do tecido empresarial, permitindo aos estudantes apreender conceitos técnicos e científicos em ambiente académico e, simultaneamente, conhecimentos práticos e experiências concretas vivenciadas em âmbito empresarial e institucional.
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