Q

Previsão do tempo

12° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 14° C

Reconversão de escolas do primeiro ciclo em centros de convívio

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Neste momento, seis dos doze centros de dia e de convívio do programa municipal “Melhor Idade” funcionam em antigas escolas do primeiro ciclo, no concelho de Óbidos.
Programa Municipal “Melhor Idade” reaproveita antigos edifícios escolares

Este projeto de reconversão de escolas do primeiro ciclo em centros de convívio surgiu com o objetivo de reaproveitar os espaços dos estabelecimentos de ensino que estavam desocupados. Neste momento, existem seis escolas que funcionam como Centros de Convívio, nomeadamente na Areirinha, Sancheira Grande, Bairro Senhora da Luz, Sobral da Lagoa, Gaeiras e Vau.

Pretende-se com recuperação destes edifícios sem utilização, devolvê-los à população, à comunidade local, renovando a sua função social, formativa e educativa. Alguns destes utentes regressam, assim, ao local onde aprenderam as suas primeiras letras e voltam a conviver com antigos companheiros de carteira.

Recorde-se que todas as escolas do primeiro ciclo do Concelho de Óbidos foram encerradas faseadamente aquando da abertura dos complexos escolares dos Arcos, Furadouro e Alvito. Todos os edifícios estão, neste momento, a ser aproveitados para os mais variados projetos municipais, incluindo o Programa “Melhor Idade”.

O Programa “Melhor Idade” surgiu em 2005 com o intuito de criar um conjunto articulado de respostas sociais adequada à população idosa e reformada do Concelho de Óbidos.

Atualmente este programa conta com 12 Centros de Convívio em funcionamento, onde se procura fomentar o aumento da qualidade de vida dos utentes, por meio do desenvolvimento de atividades de apoio que têm como objetivo satisfazer as necessidades e interesses dos idosos em termos de alimentação, atividades ocupacionais, convívios, passeios e relacionamentos com outros grupos da sua comunidade local e alargada.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Proteção Civil com simulacros durante uma semana

Ao longo de mais de uma semana, entre 4 e 14 de março, o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) das Caldas da Rainha realiza o Caldex’24, um programa que inclui exposição de meios e simulacros de incêndios, resgate no mar, roubo de automóvel e acidente de viação.

protecao1

Suspeito de homicídio terá sido ajudado

Luís Lopes, o homem acusado pelo Ministério Público (MP) de homicídio qualificado e profanação de cadáver do seu companheiro, em abril do ano passado, em Adão Lobo, no concelho do Cadaval, não será o único arguido a sentar-se no banco dos réus, no início do julgamento, a 18 de março, às 14h00, no Tribunal de Loures, sede da Comarca de Lisboa Norte.

crime

Ciclista da Ribafria venceu a primeira etapa da Taça de Portugal de Masters

Um ciclista do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic venceu a primeira etapa da Taça de Portugal de Masters em Taveiro – Coimbra, no dia 25 de fevereiro. É uma corrida em que os atletas competem pela liderança entre escalões, sendo esta prova composta por cinco etapas.

ciclista