Q

Previsão do tempo

10° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 12° C
11° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 12° C
11° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 12° C

Associação com sede nas Caldas apoia revolta de reclusos

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Associação Portuguesa de Apoio ao Recluso (APAR), com sede no edifício da Escola Primária da Moita, em Alvorninha, nas Caldas da Rainha, denuncia que “o constante e continuado desrespeito pelos prazos estipulados pela Lei, por parte dos Tribunais de Execução de Penas (TEPs), está a provocar, nos estabelecimentos prisionais portugueses, uma enorme revolta entre os reclusos”.
Os reclusos queixam-se da morosidade nos processos de liberdade condicional

“Há, nas cadeias portuguesas, muitas centenas de cidadãos que, chegados ao meio da sua pena, quando obrigatoriamente terão de ser analisados para se poder constatar se o seu percurso prisional lhe permite sair em liberdade condicional, ficam meses e meses sem que haja, da parte dos TEPs, qualquer despacho”, refere.

“O atraso da decisão é de tal ordem que, atingidos os dois terços da pena, quando o recluso deveria ser analisado de novo, não há, ainda, resposta ao processo de análise do meio da pena. Este comportamento piora a cada ano que passa sem que se vislumbre qualquer hipótese de melhoria e sem que qualquer juiz seja questionado pelo atraso nas decisões”, sustenta a APAR.

Como as queixas apresentadas no Conselho Superior de Magistratura ou cartas enviadas às mais altas individualidades e comunicação social não resultaram, os reclusos decidiram unir-se, em diversas cadeias, para agirem de modo concertado.

No Estabelecimento Prisional da Carregueira os reclusos pediram a colaboração da APAR para, através de um abaixo-assinado, mostrarem a sua indignação e solicitarem “o total respeito, formal e material pelos direitos e deveres que a Lei prevê para os reclusos em cumprimento de pena de prisão”.

O abaixo-assinado, com 413 assinaturas, está já em poder dos destinatários: os presidentes do Conselho Superior da Magistratura e do TEP de Lisboa.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Orçamento da Câmara de 47,4 milhões de euros para 2025 desagrada PSD e PS

A Câmara das Caldas da Rainha aprovou o seu orçamento de 47,4 milhões de euros para 2025 com os votos a favor do Vamos Mudar (VM) e do vereador independente Luís Patacho. Os três vereadores do PSD votaram contra e acusam a atual gestão de ter “a despesa municipal fora do controlo”.

orcamento

Capela de São Brás reabriu com tertúlia

Após a realização de obras de restauro por parte da Câmara Municipal do Bombarral, no que constitui um exemplo de preservação e valorização do património cultural material e imaterial, no passado sábado reabriu a capela de São Brás, com a realização de uma tertúlia cultural sobre a lenda da Cabeça Santa.

capela

Sessão de esclarecimento sobre violência no namoro

O Município do Bombarral, através do Núcleo de Intervenção Local para a Área da Violência Doméstica, dinamizou uma sessão de esclarecimento sobre violência no namoro, a convite da Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó.

violencia