Q

Previsão do tempo

10° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 14° C
10° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 14° C
11° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 14° C

A tristeza e a alegria de Cristiano Ronaldo em Óbidos

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A tristeza de Cristiano Ronaldo, insatisfeito com as condições contratuais no Real Madrid, colocou em segundo plano a preparação da seleção nacional para os dois jogos de qualificação para o Mundial2014, levando até uma dezena de jornalistas espanhóis a acompanhar os treinos da equipa lusa na Praia d’El Rey, em Óbidos.
(foto Carlos Barroso)

O aumento da pressão dos “media” sobre o capitão da seleção chegou provocar algum incómodo na Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e levou Paulo Bento a deixá-lo nos bastidores nos dois primeiros dias do estágio, aproveitando o facto de estar a recuperar de um traumatismo na coxa esquerda.

O seu companheiro na seleção, Rúben Amorim, assegurou que o jogador mais influente da seleção está tranquilo. “Encontrei-o normalíssimo. Não notei diferença nenhuma”, relatou o médio.

“Se Ronaldo marcar por Portugal vai celebrar?”, interrogou um jornalista espanhol, recordando que no último desafio para o campeonato espanhol o jogador não festejou os dois golos que marcou ao Granada. “Sinceramente não faço ideia. Desejo que faça muitos golos como no Real Madrid, isso é o mais importante, se vai festejar ou não é uma opção dele”, declarou Ruben Amorim.

“Quero o Cristiano Ronaldo e todos os jogadores alegres e motivados para o apuramento, e não existe qualquer problema com nenhum jogador”, garantiu o presidente da FPF, Fernando Gomes, adiantando que verifica “uma grande motivação de todos para ganharem estes dois jogos com o Luxemburgo e Azerbaijão e iniciarem uma campanha de sucesso rumo ao Brasil”.

“Quer o Cristiano quer os outros estão imbuídos deste espírito”, sublinhou.

O regresso do sorriso

Cristiano Ronaldo voltaria a sorrir para os adeptos, que o aguardavam à porta do hotel onde a seleção estava alojada. No mesmo dia em que regressou aos campos de treinos da Praia d’El Rey, embora ainda de forma condicionada devido ao traumatismo na coxa esquerda, o capitão da equipa das quinas também sorriu quando passou de um relvado para outro e “enganou” os jornalistas que seguiam a sua trajetória.

A aparente boa disposição do avançado não significava que já tinha ultrapassado a tristeza que confessou sentir mas cujas razões não explicou, desmentindo apenas não ter exigido mais dinheiro ao seu clube, o Real Madrid.

No Facebook, durante o estágio em Óbidos, Ronaldo escreveu: “Que eu esteja triste e o tenha dito criou uma enorme celeuma. Acusam-me de querer mais dinheiro, mas há de provar-se um dia que esse não é o ponto. Neste momento, queria só garantir aos adeptos do Real Madrid que a minha motivação, dedicação, empenho e vontade de ganhar todas as competições não serão afetados. Tenho demasiado respeito por mim próprio e pelo Real Madrid para algum dia dar menos ao clube do que aquilo de que sou capaz”.

No seio da seleção, o colega João Pereira afiançava que a “celeuma” em torno de Ronaldo pudesse prejudicar o rendimento do plantel. “Não vai afetar em nada, nem a ele afetou. Se ele fez dois golos num jogo…”, comentou.

E para acabar com mais perguntas, deixou bem claro: “Gostamos muito de falar da vida dos outros e metemo-nos muito onde não nos devemos, e queremos opinar e adivinhar. O melhor é estar calado. Vamos falar da seleção, que é o mais importante”.

Para desanuviar a pressão sobre Ronaldo, a Federação Portuguesa de Futebol optou por transferir uma das conferências de imprensa para o Club House do hotel, evitando que os jornalistas se concentrassem à entrada da unidade hoteleira na altura da saída e chegada dos treinos, e dessa forma não contactassem o capitão da seleção.

Tranquilidade

A tranquilidade voltou ao espírito de Cristiano Ronaldo, um dia após a vitória da seleção nacional no Luxemburgo, onde o capitão assinou um dos golos e mostrou-se motivado na procura de mais. No regresso a Óbidos, para preparar o segundo jogo de qualificação para o Mundial 2014, frente ao Azerbaijão, CR7 não podia ter recebido melhor notícia: O Real Madrid vai melhorar as condições contratuais e assumir um apoio formal à candidatura do avançado à próxima eleição da Bola de Ouro.

Segundo o jornal espanhol “As”, o clube apenas aguardava pelo fim da prestação de Ronaldo na seleção e o regresso ao clube para emitir um comunicado onde assumirá esses dois compromissos.

Na base desta decisão terá estado a mão de José Mourinho. O treinador já tinha vindo a público em defesa do avançado português e terá feito ver à direção a importância do jogador no plantel.

No treino do passado sábado, Ronaldo não se furtou ao contacto com a centena de adeptos presente, posando para fotografias e dando autógrafos. Apesar de pouco ter falado com os adeptos, notou-se que o ambiente pesado com que chegou ao estágio tinha desaparecido.

Na bancada, o público cantou os parabéns a Moutinho, que completava 26 anos.

Mais boas notícias

Depois de Mourinho, foi a vez de Alex Ferguson, outro dos treinadores admirados por Cristiano Ronaldo, tomar a iniciativa de manifestar apoio ao capitão da seleção nacional, dando-lhe alento para superar a tristeza que se instalou no avançado português por entender que o Real Madrid não estava a valorizá-lo.

Segundo o diário britânico Daily Mirror, Ferguson quer novamente Ronaldo em Old Trafford, depois de o ter ido buscar, aos 18 anos, ao Sporting. O veterano técnico terá pedido aos dirigentes do seu clube que voltassem a contratá-lo, acreditando que se algum dia Ronaldo saísse de Madrid seria para voltar ao United, ao serviço do qual CR7 foi eleito, em 2008, melhor jogador do mundo e conquistou a sua primeira, e única até à data, Liga dos Campeões.

Motivos de sobra, por isso, para a boa disposição do capitão da seleção no estágio em Óbidos, depois da fase inicial de tristeza.

“Dar valor ao Braga”

O contingente do Sporting de Braga na seleção nacional aumentou para seis jogadores com a chamada à última hora de Rúben Amorim e Éder, substituindo Carlos Martins e Manuel Fernandes, lesionados, o que deixou orgulhoso o médio, cedido ao clube minhoto pelo Benfica que, assim, não contou com nenhum representante entre os escolhidos por Paulo Bento.

“É uma boa novidade para o Braga ter uma equipa com tantos jogadores na seleção. Fico feliz, significa que tenho vários companheiros de equipa aqui”, comentou Rúben Amorim.

“A informação que eu quis sair do Benfica para jogar mais é errada. Mas esse assunto morreu para mim. Estou muito feliz agora e livre de lesões”, declarou.

“É importante dar valor ao Braga pelo que tem feito pela seleção”, manifestou Éder, que disse estar “orgulhoso” pela convocatória de Paulo Bento. “Espero dar o máximo de mim”, referiu.

Desconto

A FPF celebrou uma parceria com a cadeia de hipermercados Continente, que permitirá 50% de desconto em cartão na compra de bilhetes para todos os jogos de preparação e qualificação para o Mundial2014.

Para Fernando Gomes, presidente da FPF, “para além de proporcionámos aos adeptos a possibilidade de comprar os bilhetes num local que faz parte das suas rotinas, pretendemos criar um elemento de motivação adicional para a nossa Seleção durante a presente campanha de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2014. Temos como objetivo encher os estádios nos quais a “Equipa de todos Nós” disputará os seus jogos em casa, alimentando uma onda de entusiasmo que galvanize os nossos jogadores e que concorra para o estreitar da ligação afetiva e de identificação entre os adeptos e a seleção nacional”.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Entrega de “Kits Recém-Nascido” no Cadaval

O auditório dos Paços do Concelho do Cadaval recebeu duas novas sessões de entrega de Kits Recém-Nascido no âmbito do projeto "Oeste +Grávida". Ricardo Pinteus, vice-presidente do Município, marcou presença na entrega destes artigos que envolveram 18 recém-nascidos.

kit

Exposição “Embarcações do Passado”

Está patente na sede da Associação Desportiva Cultural e Recreativa "O Independente", no Largo do Porto da Areia Norte, em Peniche, uma exposição fotográfica dedicada a antigas embarcações de Peniche.

embarcacoes

Motards vão entregar bens e prendas

À semelhança dos anos anteriores, o Grupo Motard São Rafael promove novamente a campanha de solidariedade natal “Pais Natais Motard”, na qual pretende distribuir bens de primeira necessidade a quem precisa.

motards