Foi recebido à Porta de Armas pelo 2º comandante, tenente-coronel Guedes Vaz e pelo sargento-mor Conceição Duarte, que o conduziram para a Parada D. Afonso Henriques, para a cerimónia de tomada de posse, onde estavam formados os militares do corpo de alunos e da Companhia de Comando e Serviços, tendo sido prestadas as devidas honras regulamentares.
Seguidamente o novo comandante dirigiu-se para a Sala de Honra, onde estavam presentes todos os militares do Grupo de Comando e representações da classe de sargentos, alunos, praças e funcionários civis, que apresentaram os protocolares cumprimentos de boas vindas. Por último, foi passada revista à unidade.
Barros Duarte serviu na Escola Prática de Infantaria, em Mafra, desde 1986, data em que entrou para os quadros permanentes, até 1996. Em outubro desse ano foi promovido ao posto de Major, frequentou o Curso de Estado-Maior, o qual concluiu em 31 de janeiro de 1998, tendo prestado posteriormente serviço na direção de Administração de Recursos Humanos, no Campo Militar de Santa Margarida, onde desempenhou a função de Comandante de uma Força Nacional Destacada na Bósnia-Herzegovina, na Academia Militar, onde Comandou um dos Batalhões de Alunos e 2º comandante do corpo de Alunos e em 2007 no Estado-Maior do Exército na Divisão de Planeamento de Forças.
Em 2008 desempenhou funções de diretor técnico do Projeto 1 – Apoio à Estrutura Superior da Defesa e das Forças Armadas Angolanas, no âmbito da cooperação técnico militar com a República de Angola. Recentemente esteve colocado por escolha, na Inspeção Geral do Exército, desempenhando a função de inspetor para a área das CREVAL (Avaliações da Prontidão para o Combate).
0 Comentários