Q

Previsão do tempo

9° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 12° C
9° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 12° C
7° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 12° C

Bolos criativos na Cerca do Castelo de Óbidos

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Uma grande concentração de malvados”, foi como uma visitante classificou o concurso de bolos decorados e criativos subordinado ao tema dos vilões da banda desenhada, organizado pela Associação Nacional de Cake Designers (ANCD) e que decorreu no passado fim de semana no Castelo de Óbidos.
Bolo de Verónica Sánchez, vencedor na categoria dos Vilões

A cobiça da malévola Maga Patológica pela moedinha número 1 do Tio Patinhas, os Metralhas a assaltarem a Caixa-Forte, o rei do crime Mancha Negra a fugir dos carinhos da Madame Min, a bruxa má ofuscada pela beleza da Branca de Neve, os rivais de Batman, a Cruela e até o Lobo Mau, foram algumas das personagens que complicam a vida aos heróis retratadas em bolo.

Tratou-se de um dos cinco concursos do evento Cake Alive, iniciativa que incluiu ainda os concursos de bolos de noiva, de tema livre, os decorados ao vivo por adultos e por crianças e jovens.

Um desfile de moda com 24 modelos feitos de açúcar pelo estilista Filipe Blanquet foi outra atração do Cake Alive. De 29 anos e natural de Setúbal, trabalha como pasteleiro, mas tem formação de base na área do design, “daí ter juntado um pouco as duas áreas e ter pensado fazer desfiles em açúcar”, explicou. O estilista-pasteleiro apresentou algumas das suas peças da última coleção, “La Dolce Vita”, inspirada nos anos 40 e 50, entre lingerie, vestidos de gala e vestidos de noiva.

De acordo com o criador, “existe uma base em tecido, por cima é posto o açúcar, trabalhado em pastilhagem, e algum açúcar cristalizado e alguma hóstia e tento trabalhar para que fique um resultado harmonioso”.

A ANCD, associação que pretende dar a conhecer o desenho criativo de bolos, estimular o interesse público e proporcionar o intercâmbio e formação, para o desenvolvimento desta arte, reuniu em Óbidos as duas escolas de cake design mais reconhecidas a nível mundial – a Squires Kitchen, da Inglaterra, e a Sugar Arts Institute, dos EUA, e sete conceituados cake designers internacionais: Mike Elder, Nhora de la Pava e Julie Bashore, dos EUA, Vera e Camila Madeira e Nelson Pantano, do Brasil, e Paddi Clark, de Inglaterra.

Camila e Vera Madeira fizeram um cão esculpido em bolo, Paddi Clark mostrou a sua arte com flores, tal como Nelson Pantano, que ensinou a fazer um hibisco (flor tropical) em açúcar. Nhora de la Pava mostrou como se trabalha com pintura, e Julie Bashore exibiu rendilhados em açúcar.

Mas o mais requisitado acabou por ser Mike Elder. O penta-campeão do concurso Ultimate Cake Off, programa de televisão do canal TLC, para além de ser jurado nos concursos, também efetuou a demonstração como se modela uma carpa japonesa em bolo.

Confessando que já experimentou outras profissões como mergulhador, paramédico e até piloto de aviões, o cake designer disse que “tinha uma loja onde construía carros antigos e não sei bem como, de um momento para o outro comecei a fazer bolos”.

Mágicos, pinturas faciais e a atriz de teatro, Sandra Brito, a contar histórias infantis, para além de um peddy paper relacionado com a doçaria portuguesa e viagens de helicóptero, foram outras atividades.

Os interessados em cake design aproveitaram igualmente a presença de várias empresas do setor para efetuarem compras. No evento também houve degustações de doces.

O evento teve uma componente de solidariedade. Cada visitante, ao entrar no Cake Alive contribuía com um euro para a Fundação Make a Wish, relacionada com crianças com problemas malignos e degenerativos.

O Cake Alive estava aberto das 9h30 às 20 horas e tinha o preço de entrada de cinco euros. Crianças com menos de 12 anos tinham entrada gratuita.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Secretário de Estado do Turismo garante hotel de luxo nos Pavilhões do Parque

Os três edifícios dos Pavilhões do Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, devolutos desde 2005, vão finalmente ser “transformados num hotel de luxo”. Esta garantia foi dada pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, durante a sua participação numa conferência sobre Turismo e Património que decorreu no passado dia 3 no Café Central, organizado pelo PSD caldense. Perante as dúvidas da população, que não vê progressos nas obras, o governante assegurou que o projeto vai concretizar-se ainda durante o seu mandato.

Hotel

Uma nova abordagem ao marketing digital

Nas Caldas da Rainha abriu uma empresa dedicada a soluções de marketing. Chama-se OndaFlow e é liderada por Carla Cabaceira e Ana Boa-Ventura, duas empreendedoras que dividem a sua vida entre os Estados Unidos e Portugal.

Ondaflow

Orçamento da Câmara de 47,4 milhões de euros para 2025 desagrada PSD e PS

A Câmara das Caldas da Rainha aprovou o seu orçamento de 47,4 milhões de euros para 2025 com os votos a favor do Vamos Mudar (VM) e do vereador independente Luís Patacho. Os três vereadores do PSD votaram contra e acusam a atual gestão de ter “a despesa municipal fora do controlo”.

orcamento