Um mês depois de se sagrar, em Aveiro, Campeã Nacional de Triatlo Longo pelo terceiro ano consecutivo, Vanessa Pereira voltou a “carimbar o passaporte” para ingressar na dura prova de Ironman do Havai, a acontecer em outubro próximo.
O apuramento para o campeonato havaiano foi conseguido com a vitória, no seu escalão, alcançada no Ironman de Nice, em França, no passado dia 24 de junho.
A triatleta revelou ter sentido “uma alegria imensa” ao cruzar a meta, já que, para além de ver cumprido o seu grande objetivo de regressar ao Havai, bateu também o seu recorde pessoal na distância Ironman (10h40m) e, por conseguinte, o recorde nacional feminino, que já lhe pertencia.
Vanessa Pereira ressalva tratar-se, a prova de Nice, de um dos Ironman’s mais duros no circuito mundial de triatlo, onde, refere, “os 180Km de ciclismo se desenrolam nos Alpes marítimos, num autêntico carrossel duríssimo, mas com paisagens temerosamente belas”.
A atleta, oriunda de Rocha Forte (Cadaval), afirma sentir-se “duplamente privilegiada e eternamente agradecida por ter a oportunidade de estar, respirar, sofrer e viver a prova mais marcante de todo o mundo do Ironman”.
Partirá para o Havai almejando um lugar no pódio, algo que, como adianta, “em toda a história nenhum atleta português conseguiu”. A um mês de seguir viagem, a tricampeã promete continuar a trabalhar de modo a viabilizar a realização desse sonho.
Balanço de época excelente
Sobre a revalidação, pelo terceiro ano consecutivo, do título de Campeã Nacional de Distância Longa (18-24 anos), alcançado a 27 de maio, em S. Jacinto (Aveiro), Vanessa Pereira afirma: “É sempre uma agradável sensação levantar a faixa de campeã nacional, depois de todo um trabalho árduo”. A atleta sente-se feliz também por ver aumentar, a cada ano, o número de triatletas do sexo feminino no triatlo longo, e de ela própria estar, de algum modo, a contribuir para que tal aconteça.
Por seu turno, a vitória no campeonato nacional de ciclismo de contrarrelógio, em Santa Maria da Feira, a 25 de agosto, constituiu para si uma surpresa, por acontecer numa fase de treinos exaustivos para o campeonato mundial do Havai. No entanto, num percurso de grande exigência (180km), acabaria por vencer, entre ciclistas profissionais, com uma diferença de 26 segundos da segunda classificada, nos 16,4km de contrarrelógio.
Para Vanessa Pereira, a presente época tem-se revelado “excelente”, a julgar pelos títulos nacionais e vitórias já obtidas na sua modalidade (triatlo longo), confessando-se “feliz e motivada” para os desafios futuros.
Títulos nacionais e internacionais no currículo da triatleta
Em 2011, a atleta cadavalense tinha já revalidado o título de Campeã Nacional de Distância Longa, conquistado o de Vice-Campeã da Europa e vencido o Ironman de África do Sul no seu grupo etário, o que lhe permitiria chegar, pela primeira vez, ao mítico Ironman de Havai, com apenas 22 anos. Nessa ocasião, Vanessa batia igualmente o recorde nacional feminino na distância Ironman, que já durava há 15 anos, fazendo o tempo de 10h53m43s.
Mas o currículo de vitórias da jovem atleta remonta a 2010, ano em que, para além de Campeã Ibérica e Campeã Nacional, se sagra ainda Campeã Mundial de Distância Longa no grupo 18-24 anos.
0 Comentários