Q

Previsão do tempo

6° C
  • Wednesday 10° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 12° C
7° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 12° C
7° C
  • Wednesday 10° C
  • Thursday 11° C
  • Friday 12° C

Hotelaria do Oeste resiste à austeridade

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Na região Oeste a hotelaria aguentou o ano de maior austeridade, mas a restauração vive momentos dramáticos, aponta o presidente do Turismo do Oeste, António Carneiro.
O presidente do Turismo do Oeste, António Carneiro, faz balanço do verão

“Nesta altura ainda não temos números, mas a apreciação que fazemos em conversa com os hoteleiros, no atual contexto podemos dizer que estamos com um verão excelente”, indicou o responsável.

“Houve vários fatores que alteraram a realidade da região em termos de procura, nomeadamente as condições atmosféricas excecionais. Nos anos anteriores as pessoas faziam reservas, chegavam aos hotéis e o mar estava bravo, a água fria, e havia nevoeiro, por isso iam-se embora. Este ano isso não aconteceu. É um verão como ninguém se lembra, em termos de temperatura de água e do ar, e quantidade de horas de sol, fazendo com que as pessoas fiquem mais tempo. Há hotéis que não baixaram preços e estão cheios”, descreveu.

António Carneiro sustentou também que “a crise e falta de poder de compra levaram a que a região Oeste, face à sua proximidade a Lisboa e também ao Norte com as novas estradas, fosse mais procurada como alternativa ao Algarve”.

Daí que haja “bastante satisfação”, uma vez que “estávamos todos preparados para pior, por isso será sempre um balanço positivo, mesmo que possa haver menos faturação do que no ano passado, mas temos de ver em termos relativos, já que têm havido quebras em muitas zonas do país”.

Contudo, reconheceu, “ninguém conseguiu subir preços, muito menos na restauração, pelo contrário”, referiu. Na restauração, declarou António Carneiro, “é mais preocupante e dramático por causa do IVA. A faturação não aumentou e os impostos aumentaram brutalmente. É um setor onde as coisas não estão a correr bem”.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Caldas Food Festival animou Avenida 1º de Maio com 16 carrinhas de comida

O Caldas Food Festival, que decorreu de 6 a 8 de dezembro, na Avenida 1º de Maio, nas Caldas da Rainha, voltou a conquistar o paladar de centenas de pessoas. O evento contou com 16 food trucks que ofereceram aos visitantes uma oferta gastronómica diversificada, com iguarias de diferentes origens, criando um ambiente de partilha cultural e de celebração da gastronomia nacional e internacional.

Caldas Food Festival 1

Hospital das Caldas vai voltar a realizar cirurgias ao cancro da mama

O Hospital das Caldas da Rainha, integrado na Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO), vai retomar as cirurgias ao cancro da mama. O anúncio foi feito ao JORNAL DAS CALDAS pelo deputado caldense na Assembleia da República, Hugo Oliveira, que destacou a importância desta decisão para os utentes e para a região.

cirurgia

Conferência sobre Turismo e Património destaca desafios e oportunidades para as Caldas

No passado dia 3, o Café Central, nas Caldas da Rainha, foi palco de uma conversa informal sobre turismo e património, organizada pelo PSD local. Moderada pela especialista em turismo Teresa Leal, a sessão contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que abordou o panorama atual do setor e as suas perspetivas futuras, com ênfase na relevância do turismo para a região Oeste.

Turismo e Patrimonio