“Porque alguns se mascaram mas nós não
Porque alguns usam a arrogância
Para esmagar os outros contra o chão
Porque alguns são altivos mas nós não
Porque as pessoas sabem ler nas entrelinhas
E fazem as suas escolhas sozinhas
Sem se preocupar se o jornal é novo ou não
Porque alguns distorcem a verdade mas nós não.”
A um órgão de comunicação social cabe a divulgação da notícia, sem comentários, perspetivas ou posições individuais sobre o assunto. Isso chama-se isenção. Aos jornalistas compete procurar a notícia e escrevê-la, ouvindo sempre as duas partes envolvidas, sem ajuizar, sem tomar partido. Por isso, a notícia deve ser preto no branco. Sem colorido. As cores têm tons e nuances que mascaram os factos. Quando os factos surgem coloridos, deixam de ser os mesmos factos, pois não é fácil “lavar-lhes” a cor e repô-los exatamente como eram.
O papel de um jornal regional é transmitir informação, não julgá-la ou selecioná-la. Os factos acontecem, são tratados jornalisticamente e, depois, são publicados. Os crimes, os acidentes, os assaltos também fazem parte da vida em sociedade e o facto de terem acontecido deve ser divulgado, quanto mais não seja para alertar as pessoas.
Nós, equipa que faz o Jornal das Caldas, vamos continuar a escrever preto no branco, notícias sem serem coloridas, pois acreditamos que esse é o melhor caminho para atingir a verdade e levá-la ao público que, cada vez mais, nos tem dado a sua preferência.
Àqueles que, eventualmente, possam criticar a nossa linha editorial lembramos que ninguém é dono da verdade e desejamos os melhores sucessos.
Aos nosso leitores o nosso ‘muito obrigado’ por nos terem feito disparar nas vendas em banca e nos darem o apoio necessário à continuação de um trabalho que é feito convosco e para vós.
0 Comentários