Q

Previsão do tempo

17° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
17° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C
17° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 24° C
Óbidos

Cerca do Castelo recebe o maior evento de cake design do país

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Sete cake designers internacionais e cinco concursos, são as grandes atrações do Cake Alive 2012, a decorrer nos dias 1 e 2 setembro, na Cerca do Castelo, em Óbidos.
Mike Elder, na foto com Teresa Henriques, vai fazer o seu vistoso Peixe Koi

Mike Elder, Nhora de la Pava e Julie Bashore, dos EUA, Vera e Camila Madeira e Nelson Pantano, do Brasil, e Paddi Clark, da Inglaterra, são os cake designers de topo presentes, assim como as duas escolas de cake design mais reconhecidas a nível mundial – a Squires Kitchen, da Inglaterra, e a Sugar Arts Institute, dos EUA.

O Cake Alive vai mostrar cerca de 150 bolos a concurso e 40 expositores com empresas de cake design distribuidoras de produtos de confeção e decoração. O evento terá ainda espaços de animação, passagem de modelos com roupa de açúcar e viagens de helicóptero sobre o castelo.

Teresa Henriques, presidente da Associação Nacional de Cake Designers (ANCD), entidade organizadora, com sede no Convento de S. Miguel (Pólo Tecnológico), nas Gaeiras, considera que se justifica a escolha do Óbidos “pela marca de imagem de uma vila com um ritmo constante de eventos mas que também proporciona momentos de grande tranquilidade”.

“Quem visita Óbidos, uma pequena vila do oeste, não pode ficar indiferente à envolvência do ambiente desta vila com o seu castelo. O sol e o colorido das flores embelezam as pequenas ruas que fazem desta vila um quadro único. Percorrer cada canto, olhar cada pormenor, apreciar o castelo é uma necessidade”, manifesta.

“Ao longo do ano esta vila atrai milhares de turistas das mais diversas proveniências. As ruas transbordam de movimento de gente. Não falta quem entra e sai das pequenas lojas, restaurantes e bares como se fosse possível sair daqui sem beber uma ginjinha. São prazeres perfeitos, para dias perfeitos”, destaca a presidente da ANCD.

“Aqui vamos realizar um evento com alguns nomes incontornáveis da cena do cake design mundial, certos de que estamos a prestar uma homenagem justa a todo o trabalho que esta associação realizou durante estes dois anos e meio da sua existência, mas sobretudo também ao cake design português”, refere o diretor de eventos da ANCD, Francisco Henriques.

O evento associou-se a uma causa solidária, apoiando a fundação Make a Wish, para contribuir para a realização de sonhos a crianças e jovens, entre os 3 e os 18 anos, com doenças graves, degenerativas ou malignas. A entrada custa cinco euros por dia, revertendo um euro para instituição.

Todas as demonstrações dos cake designers internacionais já estão incluídas no preço.

Grande leque de atrações

No dia 1 de setembro, às 18:00h, no Castelo de Óbidos, a revista Sugar Cake apresenta o desfile do Sugar Stylist Filipe Blanquet – roupa de açúcar. Serão 24 modelos feitos de açúcar.

O concurso de bolos com tema infantil será subordinado aos vilões da banda desenhada. Ou seja, irão ser apresentados bolos que bonecos que normalmente são o oposto dos heróis. O primeiro prémio é um curso com o penta-campeão do concurso Ultimate Cake Off, Mike Elder, a realizar dias 3 e 4 setembro.

O concurso Bolo de Noiva terá como primeiro prémio um curso na Squires Kitchen, com subsídio de viagem e estadia no valor total de 600 euros.

No Concurso de Bolo Decorado ao Vivo, cuja confeção pode ser vista pelo público, está em jogo uma ida ao NEC Cake Internacional Birmingham, na Inglaterra, um dos maiores certames do setor, onde no ano passado os portugueses conquistaram vários prémios.

Este ano, pela primeira vez, é dada aos não associados da ANCD uma oportunidade de também participarem num concurso a eles destinado, com tema livre.

Há também o concurso Júnior ao Vivo, para participantes dos 6 aos 16 anos, que poderão mostrar o que já aprenderam.

Durante o evento será apresentada a Associação Espanhola de Desenhadores de Tartas, cuja formação a ANCD apoia.

Trata-se de uma associação com objetivos semelhantes aos da congénere portuguesa – dar a conhecer o desenho criativo de bolos, estimular o interesse público e proporcionar o intercâmbio e formação, para o desenvolvimento da arte.

O Cake Alive tem o apoio da Câmara Municipal de Óbidos.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Bombeiros pedem criação de carreira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral entregou na tarde da passada quarta-feira, na Câmara Municipal, uma carta a alertar para a necessidade da criação da carreira de bombeiro.

carta

Concurso de Ideias de Negócio

O Município do Bombarral encontra-se a promover o Concurso de Ideias de Negócio “Bombarral – Coração do Oeste”, iniciativa que pretende captar ideias de negócio que sejam desenvolvidas no território e que fixem no concelho a sua sede social.